Maçarico-de-papo-vermelho: características, reprodução, alimentação e habitat
O maçarico-de-papo-vermelho (Calidris canutus) é uma ave que pertence a família Scolopacidae, também conhecido como seixoeira e maçarico-de-peito-vermelho.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, existem 5 subespécies que ocorre sazonalmente no Brasil é a rufa, que encontra-se em perigo iminente de extinção devido à queda populacional rápida e recente.
Na lista nacional de espécies ameaçadas de extinção, do Ministério do Meio Ambiente, a subespécie rufa já é considerada como criticamente ameaçada de extinção.
Características do maçarico-de-papo-vermelho
O maçarico-de-papo-vermelho é uma ave que mede cerca de 24 cm de comprimento, e se caracteriza pelo bico fino e pelas patas esverdeadas.
Com relação a plumagem de inverno é essencialmente acinzentada, mas na primavera os adultos adquirem um tom laranja.
Reprodução do maçarico-de-papo-vermelho
O maçarico-de-papo-vermelho faz o ninho no solo de tundra ou pedras, geralmente próximo a uma moita de vegetação.
A espécie bota 3 a 4 ovos, com intervalos de 1 ou 2 dias entre cada um, a incubação demora de 21 a 22 dias e é feita por ambos os sexos.
Com relação as fêmeas deixam o ninho e partem em migração sul imediatamente após os ovos eclodirem, o macho permanece cuidando dos filhotes.
Hábitos
Esta é um espécie de ave migratória visitante do hemisfério norte, ela migra enormes distâncias entre os hemisférios sul e norte, com pouquíssimas paradas.
Por outro lado no Brasil é um dos locais mais importantes de parada é a Lagoa do Peixe, no Rio Grande do Sul. O maçarico-de-papo-vermelho frequenta sobretudo zonas estuarinas de solo macio, como algumas praias e principalmente baixios de lama/areia, esta espécie pode formar bandos enormes, de até 10 mil aves.
Habitat
O maçarico-de-papo-vermelho habita em ambientes aquáticos.
Alimentação
Assim como as outras espécies, este maçarico captura seu alimento caminhando no chão ou na água rasa, ele come invertebrados, larvas, moluscos e crustáceos.