Maçarico-esquimó: características, alimentação, reprodução e habitat
O maçarico-esquimó ( Numenius borealis ) é uma ave migratória da família Scolopacidae, conhecido como maçarico-do-norte.
Além disso, as outras espécies dessa família incluem falaropos, galinholas, narcejas e maçaricos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do maçarico-esquimó
O maçarico-esquimó é uma ave de grande porte que tem o bico longo e curvo, a sua plumagem é cinza-escura, com manchas pretas nas asas e dorso e marrom por todo o corpo.
Além disso, em voo é possível observar o tom canela embaixo da asa, ele é muito parecido com o maçarico-galego, que ocorre em localidades como Cubatão e Itanhaém.
Reprodução do maçarico-esquimó
A reprodução do maçarico-esquimó ocorre provavelmente em junho, e os ninhos foram localizados no chão em áreas abertas e são difíceis de encontrar.
Esses ninhos são feitos de tufos de grama ou folhas secas e os ovos eram verdes com manchas marrons.
O comportamento reprodutivo específico desta espécie é desconhecido, não está claro qual sexo, se não ambos, foram incubados, nem qual é o momento exato.
Essas aves não pareciam atacar invasores que se aproximavam de seus ninhos, sugerindo que seus ninhos eram bastante espaçados.
Alimentação
O maçarico-esquimó se alimenta de pequenos invertebrados que são capturados na lama e no sedimento dos estuários e corpos de água das áreas que utilizavam durante o período de migração.
Habitat
Esta espécie de maçarico habita em ambientes alagados, banhados e brejos.
Ameaças de maçarico-esquimó
Esta ave marinha de tamanho médio está criticamente ameaçada ou extinta, é uma das oito espécies de maçaricos e está classificada no gênero Numenius.
Era uma das aves marinhas mais numerosas na tundra ártica de oeste do Canadá e Alasca com cerca de dois milhões de aves mortas por ano no final do século XIX.
Depois de não ser visto por mais de 30 anos, o maçarico agora é considerado extinto, a ave tinha cerca de 30 cm de comprimento e alimentava-se principalmente de bagas.
Fotos do maçarico-esquimó
Distribuição geográfica
O maçarico-esquimó pode ser encontrada entre o Canadá (e possivelmente o Alasca) e a Argentina, passando pelo Brasil no Amazonas, Mato Grosso e São Paulo.