Início » Aves » Maçarico-pernilongo: características, reprodução, alimentação e hábitos

Maçarico-pernilongo: características, reprodução, alimentação e hábitos

maçarico pernilongo

O maçarico-pernilongo (Calidris himantopus) é uma ave charadriiforme da família Scolopacidae, conhecido como maçarico-pernas-longas-peludas.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

macarico-pernilongo
macarico-pernilongo

Além disso, esta espécie de aves forrageiam na lama, caçando com a visão, muitas vezes espetando como as aves do gênero Limnodromus, com as quais muitas vezes se associam.

O maçarico-pernilongo realiza grandes migrações, invernando principalmente no norte da América do Sul, ele é um vagante raro no oeste da Europa, no Japão e no norte da Austrália.

Características do maçarico-pernilongo

caracteristicas do macarico-pernilongo
caracteristicas do macarico-pernilongo

O maçarico-pernilongo mede entre 20 e 23 cm de comprimento, pesa entre 50 e 70 g e tem uma envergadura de asas de até 41 cm, essa espécie assemelha-se ao maçarico-de-bico-curvo com seu bico curvado, pescoço longo e supercílio e uropígio brancos.

Além disso, possui pescoço longo, pálido e supercílio branco, é fácil distinguir esta espécie por suas pernas mais longas e pálidas, que dão origem ao seu nome comum e científico.

Reprodução do maçarico-pernilongo

Esta espécie de maçarico nidifica no chão, colocando três ou quatro ovos, o macho tem um voo de exibição.

Alimentação

alimentacao do macarico-pernilongo
alimentacao do macarico-pernilongo

O maçarico-pernilongo se alimenta principalmente de insetos e outros invertebrados.

Hábitos

Esta é uma ave migratória visitante do hemisfério norte, fora da época de reprodução, que ocorre no Alasca, essa ave é normalmente encontrada em águas interiores, ao invés de costas abertas.

Distribuição geográfica

É uma ave migratória de longa distância, procria no norte do Canadá e no Alasca, migra para o hemisfério sul durante o inverno boreal, ocorre tanto no litoral quanto no interior, chegando ao Uruguai e à Argentina.

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.