O maçarico-solitário (Tringa solitaria) é uma ave charadriiforme da família Scolopacidae, ele é bastante parecido com o maçarico-bique-bique, distinguindo-se sobretudo pelo uropígio escuro.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta ave nidifica no nordeste dos Estados Unidos da América, no Canadá e no Alasca, a sua zona de invernada situa-se principalmente na América do Sul, é uma espécie muito rara na Europa.
Subespécies
O maçarico-solitário possui duas subespécies reconhecidas:
– Tringa solitaria solitaria: encontrado no Canadá, do leste da Columbia Britânica até Quebec e Labrador, no inverno migra para a região central da América do Sul.
– Tringa solitaria cinnamomea: encontrado no Alaska e no Canadá, de Yukon até noroeste de Manitoba e norte da Columbia Britânica; no inverno migra para a América do Sul atingindo até a Argentina.
Além disso, esta subespécie é um pouco maior do que a subespécie nominal e as manchas da porção superior da ave são de coloração pardacenta, enquanto que na subespécie nominal são brancas.
Características do maçarico-solitário
O maçarico solitário é uma ave de tamanho médio, medindo cerca de 19 centímetros de comprimento, com envergadura entre 38 e 41 centímetros e pesando entre 31 e 65 gramas, sendo as fêmeas maiores.
Além disso, esta ave tem um bico longo, fino e pontiagudo, pernas longas e esverdeadas, um pescoço fino e de tamanho médio, suas costas, asas e cabeça são cinza-esverdeadas e as asas são marcadas com manchas brancas.
Tem uma cauda listrada com uma linha central escura cruzada por barras em forma de espinha de peixe, uma cabeça pequena com um anel periocular branco em torno de grandes olhos escuros.
Alimentação
Esta espécie de maçarico se alimenta de pequenos invertebrados que encontra sob a água rasa, ele tem o hábito de correr nas margens de lagos e alagadiços assim que percebe alguma presa.
Hábitos
O maçarico solitário é ave migratória visitante do hemisfério norte, ela habita locais à beira d’água doce, margens lamacentas de rios e lagos, poças de chuva maiores, especialmente quando localizadas em campos com árvores.
Fotos do maçarico solitário
Distribuição geográfica
O maçarico solitário pode ser encontrado em todo o continente americano, reproduz-se na América do Norte, migrando durante o inverno para a região compreendida entre o México e a Argentina, incluindo todas as regiões do Brasil.