O maçarico-tereque ( Xenus cinereus) é uma espécie de ave da família Scolopacidae, e da ordem Charadriiformes, conhecido também como maçarico-sovela.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie de maçarico distingue-se pelas patas amarelas relativamente curtas e pelo bico recurvado para cima.
O maçarico-tereque é uma espécie migradora que nidifica na Rússia e na Sibéria com uma pequena população na Finlândia, e inverna nas costas africanas, asiáticas e australianas.
Características do maçarico-tereque
O maçarico-tereque possui ventre branco e peito bege, com a coroa clara, bico curvo cumprido e escuro com base laranja-claro.
A espécie tem uma linha branca (sobrancelha) e linha preta que passa pelo olho escuro, e os pés e tarsos laranja-cinzento e asas castanhas.
Alimentação
Esta espécie se alimenta buscando por insetos e também sondando com o bico na lama, como um mini-godwit.
Reprodução do maçarico-tereque
O maçarico-tereque se reproduz em várzeas de vales em tundra e taiga, e na época de não reprodução, ocorre isoladamente ou em bandos em habitats de zonas húmidas variadas, de pântanos frescos a lodaçais de maré, e muitas vezes à parte de outras aves limícolas.
Habitat
O maçarico-tereque é uma ave migratória que habita ocasional no Brasil.
Fotos do macariço-tereque
Distribuição Geográfica
O maçarico-tereque é encontrado no norte da Rússia, a oeste até a fronteira com a Escandinávia e leste do rio Kolyma, e migra para o sul no inverno, do sul da África até o norte da Austrália, e no Brasil, foi registrado no município de Paraty, Rio de Janeiro.