Macuco (Tinamus solitarius) é uma ave da sul-americana de família dos tinamídeos, conhecida também macuco-solitário.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o macuco é uma ave diurno, e passa todo o dia no solo e empoleira-se só quando escurece, quando então emite um canto piado, repetido por três vezes, isso ocorre unicamente nos meses de agosto a fevereiro, por ocasião da reprodução.
Esta é uma espécie de ave solitária e só vive em casal quando se une para a reprodução.
Características do macuco
O macuco é uma ave que atinge até 52 centímetros e entre 1,5 a 2,0 quilos de peso médio, as fêmeas geralmente são maiores e mais pesadas que os machos.
Além disso, ele possui coloração geral acinzentada com matiz verde-oliva, e desenho críptico nas penas traseiras (retrizes).
Reprodução do macuco
Assim como a maioria dos Tinamiformes, o Macuco macho incuba os ovos (3 a 5) por 19 a 21 dias.
Os ovos são de cor azul-esverdeada, ele cria os jovens com grande cuidado parental. Seu ninho é rudimentar, geralmente localizado entre as raízes de grandes árvores ou próximo a troncos caídos.
Ao criar é possível chegar muito perto do ninho e alguns guardas florestais conseguem pegar a ave com as mãos, uma característica que certamente contribuiu e ainda contribui para que sua inclusão na lista de aves ameaçadas de extinção se torne.
Sua reprodução em cativeiro é bem sucedida e deve ser incentivada para a recolonização de florestas remanescentes paralelamente ao reflorestamento de florestas nativas em áreas desmatadas ou degradadas para garantir a conservação futura desta espécie e de muitas outras na Mata Atlântica.
Alimentação
Esta espécie de ave se alimenta basicamente de sementes, frutos duros como coquinho de palmito, tangerina, insetos, vermes e pedrinhas que encontra junto a frutos caídos na terra.
Habitat
O macuco habita na Mata Atlântica primária sempre próximo a riachos, em áreas acidentadas, inclusive em grotas e encostas pedregosas, locais que facilitam o empoleirar e dificultam a ação de predadores terrestres.
Canto do macuco
Sua vocalização principal consiste em um canto único, amplamente espaçado e meio tom, com os cantos dos machos sendo mais curtos que os das fêmeas.
Eles também emitem um grito e, no momento da reprodução, quando pousam, fazem três chamados seguidos, as fêmeas são dominantes e territoriais, e um par geralmente está ao alcance da voz de outro par, ie. H. Aproximadamente a cada 200-250 metros. Eles tomam banho o tempo todo.
Predadores do macuco
Além dos humanos, que caçam o animal para comer sua carne, o Macuco tem inimigos naturais como guaxinins, raposas, gambás, furacões, gaviões e corujas.
Fotos do macuco
Distribuição geográfica
O macuco pode ser encontrado na mata Atlântica nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil e também ocorre na Mata Atlântica do sul de Goiás.