Macuru-de-barriga-castanha (Notharchus swainsoni)é uma especie de ave da família dos Bucconidae que pertence ao gênero Notharchus.
A IUCN avaliou o macuru-de-barriga-castanha como sendo de menor preocupação. Tem um alcance razoavelmente grande e, embora sua população não tenha sido quantificada, acredita-se que seja estável.
Aparentemente, expandiu sua distribuição no Brasil desde cerca de 2000 e ocorre em várias áreas protegidas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do macuru-de-barriga-castanha
O macuru-de-barriga-castanha tem cerca de 23,5 cm de comprimento e pesa 72 a 75,6 g. A coroa e as partes superiores são pretas com um brilho verde e bordas amareladas nas penas.
Tem uma testa branca estreita, garganta e parte superior do peito. As laterais do rosto e uma faixa fina ao redor da nuca são branco-acinzentadas.
Uma larga faixa preta separa a parte superior do peito da barriga amarelada a ruiva pálida. Os flancos são cinza. A cor dos olhos pode ser palha, marrom ou vermelho.
Habitat do macuru-de-barriga-castanha
O macuru-de-barriga-castanha é encontrado no leste do Paraguai, no extremo nordeste da Província de Misiones, na Argentina , e no sudeste do Brasil, do sul da Bahia e do sul do Espírito Santo até Santa Catarina .
É residente na Argentina, mas possivelmente se muda de outras partes de sua distribuição para o estado de São Paulo no verão austral. Habita florestas primárias e secundárias úmidas de várzea .
Reprodução do macuru-de-barriga-castanha
O macuru-de-barriga-castanha se reproduz em setembro e outubro na parte sul de sua distribuição; a temporada em outros lugares não é conhecida.
Ele escava uma cavidade de ninho em um cupinzeiro arbóreo , e todas as outras fenologias reprodutivas conhecidas, pelo menos para as subespécies paraguaias, são limitadas a um trabalho de pesquisa.
Alimentação do macuru-de-barriga-castanha
O macuru-de-barriga-castanha caça por incursões de um poleiro alto para capturar insetos e às vezes pequenos vertebrados; também come algumas frutas. Ele investiga enxames de formigas de exército .
Canto do macuru-de-barriga-castanha
O canto do macuru-de-barriga-castanha é uma “sequência descendente de assobios, variando em ritmo, ‘ui-ui—dibule-dibule…”.