Macuru-de-testa-branca: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Macuru-de-testa-branca (Notharchus hyperrhynchus) é uma especie de ave da família dos Bucconidae que pertence ao gênero Notharchus.
A IUCN avaliou o macuru-de-testa-branca como sendo de menor preocupação. Tem uma distribuição muito grande e uma população de pelo menos 500.000 indivíduos maduros, embora se acredite que esta última esteja diminuindo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do macuru-de-testa-branca
O macuru-de-testa-branca tem cerca de 25 cm de comprimento e pesa 81 a 106 g. Possui testa larga e branca, garganta, parte superior do peito e grande parte da barriga.
Uma larga faixa preta separa os dois últimos, e uma faixa preta vai do bico até a coroa, passando por um olho vermelho escuro. O branco da garganta se estende como uma linha bastante larga ao redor da nuca.
Os flancos inferiores são listrados em preto e branco e a cauda é preta com pontas estreitas e brancas nas penas. O bico muito grande e os pés são pretos. As duas subespécies diferem apenas no comprimento do bico, sendo o de N. h. paraensis sendo excepcionalmente longo.
Habitat do macuru-de-testa-branca
O macuru-de-testa-branca é encontrada desde o sul do México, passando pela América Central, até o norte da Colômbia e noroeste da Venezuela, e separadamente no sudoeste da Colômbia e no oeste do Equador.
Outra população separada é encontrada no centro da Colômbia, no leste do Equador e no Peru, no norte da Bolívia e no leste da Venezuela, ao sul e ao leste, em grande parte da Amazônia brasileira.
Macuru-de-testa-branca é encontrada apenas no vale do rio Amazonas, no estado brasileiro do Pará , a leste do rio Tapajós . A espécie habita uma grande variedade de paisagens. Ocorre principalmente em ambientes semiabertos, como mata secundária , bordas de mata primária , matas abertas, cerrado e clareiras.
Ocorre também no interior de florestas tropicais perenifólias , semiperenes e de terra firme ; o lado terrestre da floresta de mangue; e plantações. É encontrada em todos os níveis da floresta, desde o solo até a copa. Em altitude, varia principalmente do nível do mar até 1.200 m.
Reprodução do macuru-de-testa-branca
A época de reprodução do macuru-de-testa-branca varia geograficamente, mas geralmente ocorre entre março e setembro. Ambos os sexos escavam a cavidade do ninho, geralmente em um cupim arbóreo ou em uma árvore em decomposição.
A maioria dos ninhos está cerca de 12 a 15 m acima do solo, mas foram relatados em alturas tão baixas quanto 3 m e 18 m. Buracos no solo e um banco de terra também foram relatados. A única ninhada documentada tinha dois ovos.
Alimentação do macuru-de-testa-branca
Sua dieta é composta principalmente de insetos e também inclui pequenos invertebrados e algumas frutas. Há um registro de captura de um beija-flor de cauda ruiva.
Canto do macuru-de-testa-branca
As descrições do canto do macuru-de-testa-branca incluem “um trinado longo e borbulhante, em um tom constante ou subindo ligeiramente e depois caindo” e “um trinado monótono e uniforme que dura de 3 a 5 segundos”.
Ele também emite “um apito descendente ‘wheeew'” e “um rosnado baixo”.