Macuru-pardo ( Nonnula rubecula ) é uma especie de ave da família dos Bucconidae que pertence ao gênero dos Nonula.
A IUCN avaliou o macuru-pardo como sendo de menor preocupação. Tem um alcance extremamente grande, mas sua população é desconhecida e acredita-se estar diminuindo.
Sua densidade aparente varia de rara a bastante comum em várias partes da cordilheira, embora possa ser subestimada devido ao seu comportamento discreto.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do macuru-pardo
O macuru-pardo tem 14 a 16 cm de comprimento e pesa 17 a 20 g. As subespécies variam em estrutura e cor umas das outras. Em geral, as subespécies mais ao norte têm um bico mais longo e estreito e uma cauda mais curta do que as mais ao sul.
A subespécie nomeada tem o que equivale a duas ou três formas de cores. Alguns membros têm partes superiores e asas marrom-acinzentadas. Suas tradições são ruivas e eles têm uma faixa esbranquiçada das tradições que se junta a um anel branco ao redor do olho.
Sua cauda é marrom escura. Sua garganta, peito e flancos são marrons com um tom avermelhado e o abdômen é esbranquiçado.
Outros membros do nome são mais claros e acinzentados, especialmente na coroa, mas no sudeste são de um marrom mais escuro com uma cauda marrom mais quente. Alguns têm garganta, peito e flancos laranja-avermelhados brilhantes (em vez de marrons).
Habitat do macuru-pardo
O Macuru-pardo habita principalmente terra firme úmida e mata de várzea , sendo também encontrada em mata secundária e bordas de matas.
Ele pode ser encontrado em qualquer nível dentro da floresta, mas é mais frequente no meio da história, na Venezuela costuma ser encontrado em áreas de solo arenoso; no estado do Paraná, sudeste do Brasil, ocorre na mata de galeria e na alta Amazônia evita a floresta de igapó.
Reprodução do macuru-pardo
Pensava-se que o macuru-pardo nidificava em uma toca, mas uma publicação de 2020 revelou que ela nidifica em um arranhão raso em terreno inclinado que cobre com galhos e folhas.
Durante um período de sete anos, os autores estudaram 17 ninhos na Província de Misiones, na Argentina; eles estavam em vários estágios de construção e uso quando descobertos.
A maioria das ninhadas era de quatro ovos, embora uma tivesse três, ambos os sexos incubaram os ovos e chocaram e alimentaram os filhotes.
Alimentação do macuru-pardo
A dieta do macuru-pardo é relatada como incluindo grandes artrópodes , tanto adultos quanto larvais.
Canto do macuru-pardo
A canção da macuru-pardo é “uma série de miados de notas ‘weeip, weeip, weeip’ (até 20) que aumentam tanto no tom quanto no volume”. Não canta com frequência.