A mãe-da-lua (Nyctibius) é uma ave noturna da família Nyctibiidae conhecido também como urutau , urutau-comum, urutágua e urutágo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A sua alimentação é constituída basicamente de insetos que apanham em pleno voo.
Porém esta espécie de ave também pode se alimentar de outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros.
Subespécies
A mãe-da-lua possui duas subespécies:
– Nyctibius griseus griseus: encontrada na Colômbia até as Guianas, nas Ilhas de Trinidad e Tobago, no Brasil e no Norte da Argentina;
– Nyctibius griseus panamensis: encontrada na Nicarágua e Sudoeste da Costa Rica até o Noroeste da Venezuela e Oeste do Equador.
Características da mãe-da-lua
A mãe-da-lua é uma ave que mede entre 33 e 38 centímetros de comprimento e pesam entre 145 e 202 gramas.
Esta espécie de ave apresenta indivíduos com plumagens de colorações distintas, estas plumagens são conhecidas como fase cinza e fase marrom.
Os adultos na fase cinza apresentam fronte, coroa e nuca com a coloração castanho acinzentada amplamente rajado de castanho-escuro.
O dorso desse pássaro é castanho acinzentado, com manchas e estrias marrom escuro, os ombros são marrom acinzentados com estrias e manchas esbranquiçadas, listras e estrias marrom escuro.
Por outro lado os adultos na fase marrom apresentam o mesmo padrão de cor dos adultos na fase cinza, mas a cor de fundo da plumagem é amarronzada ou mesmo marrom acastanhada.
Já os imaturo da espécie são semelhante ao adulto, mas apresentam a plumagem mais pálida e mais esbranquiçados.
Por outro lado os juvenis da espécie são semelhante ao imaturo, porém são mais esbranquiçados, e manchados de castanho escuro ao longo dos ombros.
Com relação aos filhotes, logo após a eclosão dos ovos são cobertos com uma plumagem branca com tons rosados nas partes superiores e apresentam fino barrado cinza escuro.
Reprodução da mãe-da-lua
A mãe-da-lua é uma ave que põe um ovo, em cavidades de tocos ou galhos, a poucos metros acima do solo, incubando-o por cerca de 33 dias.
Por outro lado, o filhote permanece no ninho em torno de 7 semanas.
Alimentação
A mãe-da-lua se alimenta de insetos noturnos, em especial de grandes mariposas, cupins e besouros, os quais caça em voo.
Hábitat e hábitos
A mãe-da-lua habita em bordas de florestas, campos com árvores e cerrados.
Além disso, esta ave ainda tem o hábito de pousar em locais abertos, permanece disfarçado, sendo facilmente confundido com um galho e tem o hábito de cantar à noite.
Curiosidades
As penas acinzentadas com tons de marrom se misturam com as cores dos troncos das árvores, situação inusitada no mundo das aves, que normalmente não se camuflam.
Não é à toa que a mãe-da-lua é conhecido como o pássaro fantasma.
Além da camuflagem, a vocalização com sons melancólicos, o hábito de ficar horas na mesma posição e as características da visão das aves atraem a atenção dos observadores.
Conhecidos como olho mágico, os olhos da mãe-da-lua são grandes e redondos com íris amarelas.
A cor chamativa não contribui para a camuflagem perfeita das aves, por isso os indivíduos fecham os olhos quando a ameaça se aproxima.
No entanto, a visão não é afetada, pois a pálpebra superior possui duas fendas que permitem que o orvalho primitivo veja mesmo com os olhos fechados.
Canto da mãe-da-lua
Fotos da mãe-da-lua
Distribuição geográfica
Esta espécie de ave esta presente em todo o Brasil, inclusive dentro de cidades, em áreas bem arborizadas.
Além disso, a mãe-da-lua é encontrado também da Costa Rica à Bolívia, Argentina e Uruguai.