Mãe-de-taoca-avermelhada (Phlegopsis erythroptera) é uma espécie de ave que pertence a família Thamnophilidae e da ordem Passeriformes.
Assim como as demais espécies a mãe-de-taoca-avermelhada é seguidora obrigatória de formigas de correição.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie habita no sub-bosque de florestas úmidas, porém também tem sido registrada em florestas de areia branca.
Subespécies
A mãe-de-taoca-avermelhada possui duas subespécies reconhecidas elas são:
– Phlegopsis erythroptera erythroptera: encontrada do sudeste da Colômbia e sudoeste da Venezuela até o leste do Equador, nordeste do Peru e no noroeste da Amazônia brasileira, até a margem oeste do baixo rio Negro.
– Phlegopsis erythroptera ustulata: encontrada no leste do Peru, no sudoeste da Amazônia brasileira, abaixo do rio Amazonas e a oeste do rio Madeira, e no extremo noroeste da Bolívia.
Características da mãe-de-taoca-avermelhada
A mãe-de-taoca-avermelhada mede de 17 a 18,5 cm de comprimento e pesa de 50 a 58 g.
Aparência dimórfica com áreas avermelhadas intensas expostas ao redor de amplas perorbitas, dorso do macho preto com pequenas escamas brancas (margens de penas) e branco nas coberturas inferiores próximas à convergência.
A fêmea tem a coroa fulva escura, coberturas dorsais e superiores, coberturas com pontas brancas, penas de voo e cauda marrom-escuras, ramagem bem estriada, pescoço claro, babados do pescoço ao ventre e flancos, e marrom avermelhado etc.
Alimentação
A mãe-de-taoca-avermelhada se alimenta de insetos, aracnídeos, pequenos lagartos e entre outros. Além disso, apesar de ser seguidoras de formigas eles não se alimentam delas.
Habitat
Esta espécie habita principalmente próximo ao solo em florestas de terra firme, onde acompanha formigas de correição juntamente com outras espécies, sendo a espécie normalmente dominante no grupo.
Canto da mãe-de-taoca-avermelhada
O canto da mãe-de-taoca-avermelhada é uma série de assobios nasais e descendentes.
Distribuição geográfica
A mãe-de-taoca-avermelhada pode ser encontrada abaixo do rio Negro e a oeste do rio Madeira (AM, AC e O de RO), e também nos países vizinhos da Colômbia, Equador, Peru e N da Bolívia.