Mãe-de-taoca-bochechuda: características, canto, alimentação e habitat
Mãe-de-taoca-bochechuda (Gymnopithys leucaspis) é uma espécie de ave da família Thamnophilidae, conhecido popularmente de formigueiro-de-bochecha-branca.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Anteriormente a mãe-de-taoca-bochechuda é considerado co- específico da formigueiro-bicolor.
Além disso, estas espécies foram divididos em espécies separadas com base nos resultados de um estudo genético de 2007 que descobriu que o formigueiro de bochechas brancas era mais parecido com o formigueiro de garganta ruiva do que com o formigueiro bicolor
Características da mãe-de-taoca-bochechuda
A mãe-de-taoca-bochechuda mede de 13,5 a 14,5 centímetros e pesa entre 28 e 34 gramas, o macho tem coroa e dorso na cor castanho amarronzado, asas e cauda mais rufos.
Além disso, a faixa nua azul acinzentada ao redor dos olhos, e a faixa negra que parte dos loros, olhos e flancos, limitando o garganta e peito que são completamente brancos, e o ventre, flancos e crisso castanhos.
Em relação aos olhos escuros castanho avermelhados, e o bico, tarsos e pés cinza azulados.
Alimentação
Esta espécie é assíduo seguidor de formigas de correição, onde apanha os insetos expulsos pelas formigas.
Habitat
A mãe-de-taoca-bochechuda habita em florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude.
Canto da mãe-de-taoca-bochechuda
O Canto da mãe-de-taoca-bochechuda é forte e descendente e emite m som de churr… que pode ser uma dica de presença formigas de correição por perto.
Fotos da mãe-de-taoca-bochechuda
Distribuição geográfica
Esta espécie pode ser encontrado na Amazônia Ocidental encontrado no interflúvio Negro-Solimões, no estado do Amazonas, e também ocorre na Venezuela, Colômbia, Equador e Peru.