Magnífica ave-do-paraíso: características, comportamento, alimentação, habitat e riscos de extinção
A magnífica ave-do-paraíso (Cicinnurus magnificus) é uma espécie de ave da família Paradisaeidae conhecida como ave-do-paraíso.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta é uma ave de tamanho médio do sopé e da floresta de baixa altitude.
Estas aves possui penas da cauda longas, achatadas e encaracoladas refletem o azul, a fêmea é marrom na parte superior e barrada na parte inferior e o macho é inconfundível.
Com relação ao canto desta ave é uma série de joo notas, um sonoro jip ou raspas ásperas.
Subespécies
A magnífica ave-do-paraíso possui três subespécies:
– Cicinnurus magnificus: encontrado no Noroeste da Nova Guiné.
– Cicinnurus magnificus chrysopterus: encontrado no oeste e centro da Nova Guiné e Ilha Yapen.
– Cicinnurus magnificus hunsteini: encontrado no Eastern Papua Nova Guiné.
Características da magnífica ave-do-paraíso
A magnífica ave-do-paraíso é realmente magnífica, ela possui um dos arranjos de plumagem mais complexos da família Paradisaeidae.
Esta ave pode atinge cerca de 26–26,5 cm de comprimento total, embora o corpo tenha cerca de 19 cm.
Além disso, o macho tem lindas asas amarelo-douradas, que são sobrepostas por um manto, ou capa , cor de enxofre, que desviam do branco um brilho esbranquiçado, com penas vermelho-escuras contornadas de preto sob a capa que formam um semicírculo sobre as asas; também há penas amarronzadas desalinhadas nas laterais da capa.
Com relação a cabeça é bastante curta, é um marrom claro em um recortepadrão na parte superior que se estende até a nuca, e um marrom-avermelhado mais escuro no rosto e abaixo do queixo.
A magnífica ave-do-paraíso tem um bico cinza-azulado claro, olhos castanhos escuros e uma linha fina e branca que se estende por trás dos olhos.
Reprodução da magnífica ave-do-paraíso
A magnífica ave-do-paraíso constrói suas quadras em encostas acidentadas de terrenos rochosos e irregulares.
Além disso, o seu namoro geralmente ocorre em uma muda que se levanta do chão, ele geralmente cuida de sua quadra e garante que ela permaneça limpa e livre de detritos caídos.
Esta ave põem um a dois ovos amarelos cremosos, e a incubação geralmente termina em 19 dias, e os filhotes geralmente emplumam em 18 dias.
Alimentação
A magnífica ave-do-paraíso se alimenta principalmente de frutas, mas também de matéria animal (principalmente insetos, répteis e anfíbios), e possivelmente levam néctar e flores.
Estas aves se alimentam principalmente de forma solitária, mas também podem se alimentar em congregações de espécies mistas.
Riscos de extinção
A magnífica ave-do-paraíso é avaliada como de menor preocupação na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, eles estão listados no Apêndice II da CITES.
Comportamento da magnífica ave-do-paraíso
A magnífica ave-do-paraíso se alimentam principalmente solitários, mas também podem se alimentar em congregações mistas.
Como a maioria dos membros da família Paradisaeidae, o macho é polígamo, realizando uma elaborada exibição de acasalamento exclusiva de sua família.
Essas aves constroem seus poleiros em encostas acidentadas de terreno rochoso e irregular. Seu namoro geralmente ocorre em uma muda que emerge do solo.
Ele geralmente cuida de seu prato e garante que ele seja mantido limpo e livre de detritos caídos.
Fotos da magnífica ave-do-paraíso
Habitat
A magnífica ave-do-paraíso habita nas florestas montanas e montanhosas tropicais e subtropicais em altitudes de cerca de 1500 m, embora também possa ser encontrado em torno de 1780 m.
Distribuição geografica
Esta espécie está espalhada por uma grande área, na Indonésia, Nova Guiné e ilhas vizinhas.