Maitaca-de-testa-branca: características, reprodução, alimentação e habitat
Maitaca-de-testa-branca (Pionus senilis) é uma ave da família dos psitacídeos que pertence ao gênero dos Pionus
É encontrado localmente em terras baixas e sopés de até 1600 m de altitude no dossel e nas bordas da floresta, e em bosques semi-abertos adjacentes e vegetação secundária
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O Maitaca-de-testa-branca mede 24 cm de comprimento e pesa 220 g. O homem adulto tem testa e coroa brancas, característica que, comparada aos cabelos brancos de um velho, deu origem ao nome específico senilis
O Maitaca-de-testa-branca se alimenta em bandos sociais de 30 a 50 aves, que podem vagar para fora da área de reprodução após o término da nidificação.
Características do maitaca-de-testa-branca
O maitaca-de-testa-branca é um papagaio de tamanho médio com cerca de 24cm de comprimento. Tem corpo largo e cauda curta com íris marrom-escura e anel ocular rosa-acastanhado.
O bico é amarelado com uma leve coloração verde. Sua testa, coroa e tradições são de um branco puro com uma mancha branca no queixo e no centro da garganta.
A barriga é principalmente verde; as cores basais das penas no peito são verdes com pontas azul-escuras e azul-arroxeadas e azul-claro na faixa subterminal.
Esse efeito escamoso também é aparente nas penas das bochechas e do pescoço traseiro, que são verdes na base com verde-azulado claro e azul-arroxeado na faixa subterminal.
O manto e o dorso são macios e brilhantes de cor marrom avermelhado com escapulários verdes avermelhados e marrom-amarelados nas pontas e nas teias externas.
Eles têm primário azul violetacoberturas e coberturas maiores verdes; as coberturas menores e medianas são marrom-avermelhadas com pontas mais claras, o que dá à asa uma aparência irregular.
A alcatra e as coberturas da cauda superior são verdes mais brilhantes com coberturas infracaudais vermelhas. A asa superior é coberta por manchas marrons e verde-azulada pálida na asa inferior.
Os atributos físicos em ambos os sexos são semelhantes. O juvenil tem cabeça, nuca e peito cobertos de verde, com bochechas e coroa amareladas. O maitaca-de-testa-branca é amplamente simpátrico no México e no oeste do Panamá.
Reprodução do maitaca-de-testa-branca
As fêmeas colocam de 3 a 6 ovos em um ninho sem forro, geralmente uma cavidade natural em uma árvore ou um toco de palmeira oco.
Alimentação do maitaca-de-testa-branca
O maitaca-de-testa-branca geralmente alimenta-se de várias sementes, nozes e frutas
Habitat do maitaca-de-testa-branca
Essa espécie costuma fica em zona tropical úmida de floresta e bosque com crescimento local de pinheiros, carvalhos e savana.
Eles são mais comumente encontrados nas terras baixas e no sopé da encosta caribenha, mas também foram relatados em bordas de florestas e áreas cultivadas com pastagens, árvores dispersas e riachos arborizados.
As principais fontes de alimento incluem sementes em amadurecimento, frutos de palmeira e colheitas.
Comportamento
O maitaca-de-testa-branca é a ave cativa mais antiga conhecida, e tornou-se uma ave de companhia popular devido ao seu tamanho e temperamento ideais.
A maioria dos papagaios, no entanto, mantém o comportamento na natureza e sua capacidade de se adaptar como ave de estimação varia consideravelmente.
Uma série de problemas comportamentais pode surgir como consequência da baixa capacidade de adaptação, e os detentores de pássaros podem ajudar nas condições de vida de suas aves por meio de uma compreensão mais profunda do comportamento e hábitos da espécie.
Doenças
maitaca-de-testa-branca são suscetíveis a doenças neoplásicas , incluindo hemangiossarcoma, carcinoma de células escamosas, nefroblastoma, adenocarcinoma proventricular, lipoma e xantomas.