Mandrião-chileno: origem, características, reprodução, alimentação e habitat
O mandrião-chileno (Stercorarius chilensis) é uma espécie de ave marinha da família Stercorariidae, conhecida como skua, págalo-chileno, escua-comum ou escua-chileno, salteador-chileno, chilenkihu, chilean-skua (inglês).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, espécie de ave é migratória de longo curso, e a sua população está estimada em 6 000 indivíduos adultos.
Origem
O mandrião-chileno é endêmico da América do Sul, sendo principalmente encontrado na Argentina, Chile e Uruguai, e fora da época de reprodução, é visto mais ao norte no Brasil e até o Peru.
Características do mandrião-chileno
O mandrião-chileno é uma ave que possui uma plumagem escuro que contrasta com sua garganta canela, ele apresenta o dorso castanho escuro e as partes inferiores canela.
Quando empoleirado, a cauda não ultrapassa as pontas das asas, em voo, uma faixa branca pode ser vista nas asas primárias na parte proximal, contrastando com a parte distal preta, e a cauda geralmente apresenta uma projeção central curta e rombuda.
Os pés possuem membranas interdigitais, e alguns indivíduos apresentam uma mancha branca no tarso (essa mancha pode estar relacionada ao dimorfismo sexual no período reprodutivo).
Reprodução do mandrião-chileno
Esta é uma espécie de ave marinha que nidifica em ilhas e áreas costeiras remotas do continente, a reprodução começa em novembro, com indivíduos formando colônias de alta densidade.
Alimentação
A dieta do mandrião-chileno consiste em roubar alimentos de outras em aves, como peixes das gaivotas.
Habitat
Costuma frequentar colônias de aves marinhas, misturado a outras espécies, como a gaivota-meridional, biguá-das-shetland, pardela-de-óculos e albatroz-de-nariz-amarelo.
Fotos do mandrião-chileno
Distribuição geográfica
O mandrião-chileno é encontrado na Antártica, Argentina, Brasil, Chile, Equador, Peru, Uruguai e Ilhas Falkland (Malvinas).