Marabu africano: características, reprodução, habitat e alimentação
Marabu africano (Leptoptilos crumenifer) é uma ave de grande porte da família Ciconiidae conhecido também como cegonha marabu.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o marabu africano é um pássaro enorme com hábitos de limpeza, e possui importância para o equilíbrio dos ecossistemas de todo o mundo.
Esta espécie pode ser encontrada na África tropical, do Senegal à Eritreia, Etiópia, Somália, incluindo Namíbia e África do Sul.
Vale lembrar que a espécie não está ameaçada a nível mundial e suspeita-se de que a sua população esteja aumentando devido à alta disponibilidade de restos e carniça como recursos alimentares.
Características do marabu africano
O marabu africano possui quase três metros de envergadura, é uma das maiores aves voadoras do planeta.
Além disso, esse gigante voador tem um peso que varia de 6 a 9 quilos e um comprimento superior a 150 centímetros e quando ele está ereto sobre as sua pernas longas, ele é tão alto quanto um ser humano.
Como a maioria das cegonhas, o marabu africano é sociável e tem um temperamento bastante excitável.
Esta é uma ave que só faz barulhos diferentes durante o namoro, a bolsa da garganta é usada neste momento para fazer vários sons.
Estes marabu são brancos ventralmente e pretos dorsalmente, com pontas brancas nas penas secundárias das asas, a cabeça e o pescoço são rosados e quase não têm penas, eles têm pernas e pescoços longos e um bico enorme, e os machos são maiores que as fêmeas.
Reprodução do marabu africano
Costumam se reproduzir em colônias de 20 a 60 casais e também podem nidificar em colônias compostas por milhares de casais de outras espécies.
Constroem grandes ninhos, de 1 m de diâmetro, em árvores ou em penhascos, utilizando galhos e utilizam folhas. Põem de 2 a 3 ovos, que ficam incubados por cerca de 30 dias. Após 4 semanas de vida, os filhotes estão cobertos de penas e já estão de pé. Alguns meses depois, aparecem as penas de voo.
Os filhotes, que agora são capazes de voar, permanecem dependentes dos pais por algumas semanas antes de deixarem o ninho, eles atingem a maturidade sexual aos 4 anos de idade.
Alimentação
O marabu africano se alimenta de peixes, insetos, anfíbios, répteis, aves (incluindo flamingos, ovos, crias e aves adultas) e pequenos mamíferos.
Além disso, a sua dieta inclui também carne de cadáveres que consome em conjunto com outros necrófagos como os abutres.
Comportamento
Os marabus africanos voam com as patas esticadas e o pescoço em forma de S, ao contrário dos outros ciconiformes.
Já na base do pescoço nu há uma bolsa pendente com um sistema de sacos aéreos utilizada em vários tipos de exibições reprodutivas.
Além disso, a parada nupcial inclui um ritual em que as aves erguem e baixam a cabeça lentamente enquanto emitem diferentes chamamentos.
Habitat
Esta espécie habita em Zonas húmidas e áridas, savanas e pastagens, e também é frequentemente encontrada perto de aterros ou aldeias de pescadores.
Fotos do marabu africano
Distribuição geográfica
Esta espécie pode ser encontrada na África tropical desde o Senegal até Eritreia, Etiópia e oeste da Somália, sul da Namíbia e norte e este da África do Sul.