Maracanã-do-buriti: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
O maracanã-do-buriti ( Orthopsittaca manilata )é uma ave da família Psittacidae , única espécie do gênero Orthopsittaca.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É uma espécie sedentária nativa das regiões amazônicas tropicais da América do Sul , espalhando-se da Colômbia e Trinidad no norte até a Amazônia do Peru , Bolívia e Brasil central no sul, até as regiões do cerrado brasileiro do noroeste .
Características do maracanã-do-buriti
A maracanã-do-buriti é uma arara de coloração geral verde com cerca de 46 cm de comprimento, incluindo a longa cauda pontiaguda, e pesando 300 g.
Machos e fêmeas têm aparência externa semelhante e os espécimes adultos possuem bico cinza escuro. A cera e grande parte do rosto são cobertas por uma pele sem pêlos amarelo-mostarda, e a íris é marrom-escura.
A testa é azulada. O queixo, a garganta e a parte superior do tórax são acinzentados com algumas escamas verdes, e a parte inferior do abdômen é vermelho-acastanhada.
A parte inferior das asas e a parte inferior são amarelo pálido. As pernas são cinza escuro. Os imaturos têm cores mais opacas do que os adultos e um bico cinza com uma faixa mediana branca distinta ao longo de todo o comprimento do ramo superior.
A única outra espécie de arara que exibe coloração de bico semelhante em imaturos é a arara-azul .
Habitat do maracanã-do-buriti
Na Bacia do Rio Amazonas, na Região Norte do Brasil , a arara-de-barriga-vermelha é encontrada em toda parte, exceto no quadrante noroeste, na região ao longo do Rio Negro , na fronteira entre a Colômbia e a Venezuela; também vive nas Guianas , incluindo áreas do Maciço da Guiana no leste da Venezuela e na bacia do baixo Orinoco .
No Brasil, o limite sul da cordilheira se estende até o final da bacia do rio Amazonas , onde faz fronteira com o cerrado centro-sul e noroeste .
Reprodução do maracanã-do-buriti
A época de reprodução varia dependendo de onde no país vive. A arara macavouanne nidifica em troncos de palmeiras mortas e com o pé na água, o que permite uma melhor proteção dos filhotes contra predadores.
A fêmea pode colocar entre 2 e 4 ovos brancos. A incubação dura cerca de 23 a 26 dias. Os filhotes permanecem no ninho por até 73 a 78 dias.
Então eles ficarão em grupos familiares e se juntarão a grupos maiores e dormitórios comunitários.
Alimentação do maracanã-do-buriti
Esta ave alimenta-se principalmente dos frutos do Aguaje. Essas frutas são encontradas de dezembro a junho. Eles são vermelhos e têm escamas regulares que cobrem uma noz dura e uma polpa rica.
Canto do maracanã-do-buriti
A maracanã-do-buriti emite gritos muito altos. Em vôo, ele pronuncia “choii-aa”, ou “wrr-rake” alto e “screeet” rítmico. Quando come, emite ronronados e alguns gritos roucos.