Maria-corruíra ( Euscarthmus rufomarginatus ) uma espécie de passeriforme da família Tyrannidae nativa do centro-leste da América do Sul.
É encontrado na Bolívia , Brasil , Paraguai e Suriname . Os seus habitats naturais são: savana seca , matagal árido tropical ou subtropical e prados de baixada secos tropicais ou subtropicais . Está ameaçado pela perda de habitat .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da maria-corruíra
A maria-corruíra é uma pequena ave de cauda longa que mede um total de cerca de 11 cm de comprimento. 6 Suas partes superiores são marrom acinzentadas.
Seu rosto, garganta e peito são brancos, e o resto de suas partes inferiores são esbranquiçadas, exceto pelos flancos, que são marrom-avermelhados. Geralmente tem duas linhas de cor creme em cada asa.
Habitat da maria-corruíra
A maria-corruíra é uma espécie considerada rara e local em seus habitats naturais : savanas e cerrados , até 1000 m de altitude .
Distribuição geográfica
Tem uma distribuição muito localizada no sul do Suriname ( Sipaliwini ), leste e centro do Brasil (leste do Pará e Tocantins ao centro da Bahia sul ao sul do Mato Grosso , Mato Grosso do Sul , norte de São Paulo e Minas Gerais ), norte e leste da Bolívia e extremo nordeste do Paraguai ( Zanja Morotí , em Concepción ).
Estado de conservação da maria-corruíra
A maria-corruíra foi listado como Quase Ameaçado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN); Acredita-se que sua população, ainda não quantificada, esteja diminuindo rapidamente como resultado da destruição de seus habitats de cerrado.
Ao contrário de muitas outras espécies de cerrado, no entanto, esta espécie não se restringe às terras altas do Planalto Central , e também ocorre em enclaves de cerrado menos ameaçados da Amazônia .
Portanto, presume-se que sua população esteja diminuindo menos rapidamente do que se acreditava anteriormente.