Maria-do-nordeste (Hemitriccus mirandae) é uma especie de ave da família dos Tyrannidae que pertence ao gênero dos Hemitriccus.
Os seus habitats naturais são florestas secas tropicais ou subtropicais e florestas húmidas subtropicais ou tropicais de baixa altitude. Está ameaçado pela perda de habitat .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do maria-do-nordeste
O maria-do-nordeste mede 10 cm de comprimento, a plumagem do dorso é verde-oliva; asas e cauda enegrecidas com franjas verde-oliva a amareladas.
Os terciários têm bordas creme a esbranquiçadas conspícuas, assim como o ventre e as coberturas infracaudais. Tem bochechas amarelas com a área dos olhos mais escura; a íris é bronzeada.
Habitat do maria-do-nordeste
Esta espécie é considerada rara e local em seus habitats naturais : os estratos médio e inferior de florestas semi-úmidas e secas remanescentes da Mata Atlântica montana , entre 700 e 1000 m de altitude , preferindo concentrações de palmeiras altas de Orbignya .
Distribuição geográfica
O maria-do-nordeste distribui-se localmente no nordeste do Brasil, em cadeias montanhosas isoladas de baixa altitude no norte do Ceará , Paraíba , Pernambuco e Alagoas .
Alimentação do maria-do-nordeste
Alimenta-se de insetos e outros invertebrados . Alimenta-se a uma altura entre 1,5 e 10 m acima do solo, de preferência entre 2 e 5 m.
Estado de conservação
O maria-do-nordeste foi classificado como vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) devido à combinação de um rápido e contínuo declínio do seu habitat.
Uma pequena população, estimada entre 1500 e 7000 indivíduos maduros e uma área de distribuição pequena, disjunta e severamente fragmentada.