A maria-faceira ( Syrigma sibilatrix ) é uma espécie de ave pelecaniforme da família Ardeidae típica da América do Sul .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É a única espécie do gênero Syrigma . Vive em grupos ou em pares. Sua reprodução é diferente das outras garças, pois dançam e voam emitindo um grito antes do acasalamento. Põe de 2 a 4 ovos. Mede entre 50 e 60 cm .
Características da maria-faceira
A maria-faceira mede 53 a 64 cm de comprimento e pesa 521 a 546 g. A subespécie do sul é maior, mas tem um bico mais curto em proporção ao corpo.
A impressão geral de pássaros em pé é cinza, com pássaros voando mostrando partes traseiras brancas visíveis (parte inferior das costas, barriga e cauda).
Em ambas as subespécies, as partes superiores dos adultos, exceto a parte inferior das costas, são cinza-azuladas.
As penas dos lados da cabeça, lados do pescoço, peito e área escapular são basicamente brancas, mas são manchadas de ouro a amarelo, talvez pelo pó típico das garças ou por secreções da glândula preen ; a cor varia de ave para ave.
Na subespécie nominal, a coroa e a crista são pretas e as coberturas das asas superiores são cor de canela; a coroa e a crista são cinza-ardósia e as coberturas das asas superiores são cor de mel em adoptsmithi .
Habitat da maria-faceira
A maria-faceira habita os Llanos e a bacia do Orinoco da Colômbia e Venezuela . A subespécie sibilatrix habita o leste da Bolívia , Paraguai , oeste e sul do Brasil , Uruguai , Chile e nordeste da Argentina .
Registros recentes sugerem que ela pode estar expandindo sua distribuição para o norte e para o leste no Brasil .
Faz movimentos sazonaispelo menos no nordeste da Venezuela, onde não ocorre de novembro a janeiro, mas permanece o ano todo em outras áreas, como a província de Buenos Aires , Argentina.
Embora distribuído de forma irregular, é comum em muitas áreas, sem população considerada vulnerável. Beneficia da desflorestação e de alguma agricultura .
Como uma garça de sucesso do país tropical seco, foi comparada a duas espécies originárias do Velho Mundo : a garça-vaqueira e a garça-de-cabeça-preta .
Reprodução da maria-faceira
Em uma exibição de namoro, os pássaros voam para frente e para trás e deslizam em círculos. Um par cativo exibido levantando suas plumas.
Esta espécie nidifica sozinha, ao contrário da maioria das garças, que nidificam em colônias. Pode nidificar em árvores maduras como araucárias ou árvores exóticas.
Um ninho na Argentina foi construído frouxamente com galhos de cerca de 4 metros de altura em um eucalipto . Os ovos são azuis claros e salpicados, com cerca de 4,7 × 3,6 cm, e a ninhada normal é de três ou quatro.
A incubação dura cerca de 28 dias e os filhotes nascem 42 dias após a eclosão. A sobrevivência dos ovos foi medida em 28% e a sobrevivência dos filhotes em 40%; tempestades que destroem ninhos são uma importante causa de perdas.
Com base em observações de grupos familiares, apenas dois filhotes normalmente emplumam. Ao contrário da maioria das espécies de garças, as garças assobiantes cuidam dos filhotes depois de deixar o ninho
Alimentação da maria-faceira
A maria-faceira esta espécie come qualquer pequeno animal de terra seca e pântano que possa capturar.
Canto da maria-faceira
O chamado da maria-faceira mais comum, um kleeer-er assobiado alto e semelhante a uma flauta ou um assobio agudo, esganiçado e queixoso, muitas vezes dobrado ou pronunciado em série, wueeee, wueeee.