Maria-fiteira (Lophotriccus vitiosus) é uma especie de ave da família dos Tyrannidae que pertence ao gênero dos Lophotriccus.
Anda solitário, menos freqüentemente em pares, geralmente não se junta a bandos mistos. Permanece em seu poleiro, imóvel, difícil de ser visto, de onde se lança para caçar um inseto na superfície das folhas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do maria-fiteira
O maria-fiteira tem cerca de 10 cm de comprimento, e pesa entre 6 e 8,5 g, a parte superior é de cor verde oliva e na cabeça apresenta um tufo de penas curtas e escuras, com bordas amarelas ou cinzentas, dependendo das variedades regionais.
Suas asas são enegrecidas com duas listras amareladas como as bordas das penas. Suas partes inferiores são amareladas com a garganta, peito e flancos estriados de cinza.
Habitat do maria-fiteira
O maria-fiteira é considerada bastante comum localmente em seus habitats naturais , sub-bosque e bordas de florestas tropicais úmidas até 800 m de altitude .
Distribuição geográfica
Distribui-se em duas grandes áreas disjuntas: uma no Escudo das Guianas, na Guiana, Suriname, Guiana Francesa e nordeste da Amazônia brasileira; e o outro no oeste da Bacia Amazônica, no extremo sudeste da Venezuela, sul da Colômbia, leste do Equador, nordeste e leste do Peru e noroeste do Brasil.
Alimentação do maria-fiteira
O maria-fiteira sua dieta provavelmente consiste apenas em insetos.
Canto do maria-fiteira
Ele é muito vocal, muito mais ouvido do que visto. A música é um trinado curto e áspero característico que diminui no tom, por exemplo, “turrrrrrriiu”.