A marianinha-de-cabeça-amarela (Pionites leucogaster) é uma espécie de papagaio que pertence a família Psittacidae, conhecido também como marianinha e periquito-d’anta.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A marianinha-de-cabeça-amarela é uma ave de temperamento dócil e amigável, com cores muito vivas, é cheia de energia e muito interativa com seus donos.
Esta espécie de papagaio é muito brincalhão e inteligente, ele tem capacidade de reproduzir alguns sons semelhante aos papagaios.
A marianinha esta presente ao sul do Rio Amazonas, desde o nordeste do Brasil, até o norte da Bolívia e o sudeste do Peru.
Subespécies
A marianinha-de-cabeça-amarela possui três subespécies reconhecidas:
– Pionites leucogaster leucogaster: encontrado no Maranhão, Pará e norte do estado do Mato Grosso; também na região de Manaus.
– Pionites leucogaster xanthomerius: encontrado do leste do Peru e norte da Bolívia até o oeste do Brasil até a região do rio Juruá ao sul do Rio Amazonas.
– Pionites leucogaster xanthurus: encontrado no Brasil, no sudoeste da Amazônia brasileira, ao sul do Rio Amazonas, do Rio Juruá até o Rio Madeira.
Características da marianinha-de-cabeça-amarela
A marianinha-de-cabeça-amarela mede cerca de 23 centímetros de comprimento, ele apresenta belo capuz laranja, lados da face e pescoço amarelos, amplo e conspícuo anel periocular na coloração lilás, peito e abdômen brancos que contrastam com o verde de suas costas e rabo, parte inferior do abdômen amarela.
Reprodução da marianinha-de-cabeça-amarela
Esta espécie se reproduz em janeiro e faz ninho em buracos de árvores, entre 15 e 30 m de altura e põe 2 ovos branco-amarelados.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de frutos, pétalas e néctar de flores.
Habitat
A marianinha-de-cabeça-amarela habita na copa de florestas de galeria, florestas úmidas de terra firme, capoeiras e várzeas.
Canto do marianinha-de-cabeça-amarela
O canto da marianinha-de-cabeça-amarela é alto e emite um so agudo, áspero e estridente ‘sqheee .. sqheee'”.
Além disso, esta espécie também emite notas altas e agudas de ‘kree-ee-ee’ ou ‘skeeew’ a assobios mais melodiosos e chamadas suaves de ‘kee-ah-u’ ou ‘kew'” quando empoleirado.
Fotos da marianinha-de-cabeça-amarela
Distribuição geográfica
A marianinha-de-cabeça-amarela esta presente ao sul do Rio Amazonas, desde o nordeste do Brasil, até o norte da Bolívia e o sudeste do Peru.