Marianinha de cabeça preta ( Pionites melanocephalus ) é uma especie de ave da familia dos Psitacídeos que pertence ao gênero Pionitas.
A IUCN avaliou o marianinha de cabeça preta como sendo de menor preocupação. Tem uma distribuição muito grande e, embora o tamanho da sua população não seja conhecido, acredita-se que seja estável.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da marianinha de cabeça preta
A marianinha de cabeça preta tem 21 a 25 cm de comprimento e pesa 130 a 170 g, os sexos são iguais, os adultos da subespécie indicada têm um boné preto da testa à nuca e uma faixa laranja-avermelhada na nuca.
Eles são verdes desde a tradição até abaixo dos olhos e amarelos na parte inferior do rosto, nas laterais do pescoço e na parte superior do peito, suas costas e asas são verdes foscas com primárias azuis escuras e axilares azuis avermelhadas.
A parte inferior do peito e a barriga são de um branco cremoso e os flancos, coxas e área de ventilação são amarelo-damasco, a superfície superior da cauda é verde com pontas de penas amarelas e a superfície inferior é amarelo-oliva.
Os pássaros imaturos têm peitos e barrigas amarelo-claros, Subespécie P. m. pallidus é semelhante ao nomeado, mas tem peito e barriga mais brancos e uma faixa laranja-avermelhada mais clara no pescoço traseiro.
Habitat da marianinha de cabeça preta
A marianinha de cabeça preta é encontrada desde o sudeste da Colômbia, a leste, através da Venezuela e das Guianas , e ao sul, no Brasil, até o rio Amazonas.
Subespécie P. m. pallidus é encontrado a leste dos Andes, no sul da Colômbia, leste do Equador e nordeste do Peru. A espécie habita o dossel, clareiras e bordas de florestas tropicais úmidas de várzea, tanto do tipo terra firme quanto de várzea.
Também ocorre em floresta secundária. Em altitude, chega a 1.000 m (3.300 pés), mas apenas em pequenos números acima de 500 m (1.600 pés).
Reprodução da marianinha de cabeça preta
A época de nidificação da marianinha de cabeça preta varia amplamente em sua área de distribuição. Inclui abril e maio na Venezuela, outubro e novembro no Suriname e vai de dezembro a fevereiro na Guiana Francesa.
Nidifica em cavidades de árvores e acredita-se que o tamanho da ninhada seja de dois a quatro ovos. Em cativeiro, o período de incubação é de 25 dias e a emplumação ocorre 10 semanas após a eclosão.
Alimentação da marianinha de cabeça preta
A marianinha de cabeça preta se alimenta de sementes, frutas, flores e folhas. Os bandos comem folhas de palmeira, aparentemente pelo seu conteúdo mineral, e não visitam os barrancos de argila.
Canto da marianinha de cabeça preta
O chamado de vôo do papagaio de cabeça preta é “um guincho agudo e penetrante” skeeea .. skeeea ” também descrito como” um grito chiado ou estridente, por exemplo, ‘screeéyr, screeyer-screeyer-screeyer’.”
É muito vocal quando empoleirado, onde faz “uma variedade de chamados, alguns mais musicais, outros pouco parecidos com os de pássaros” .