Aves

Mariquita-amarela: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Por Thomas Jeferson, em 27/04/2023
reproducao da mariquita-amarela

Mariquita-amarela ( Setophaga petechia ) é uma pequena ave insetívora do gênero Setophaga da família Parulidae .

A espécie pode ser encontrada na maior parte da América do Norte e migra para locais de invernada do sul da Califórnia para a região amazônica, Bolívia e Peru .

mariquita-amarela
mariquita-amarela

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

A toutinegra-amarela é uma pequena ave com 35 subespécies, conhecida por sua plumagem amarela e verde-dourada. Eles habitam áreas ribeirinhas ou úmidas com pequenas árvores, manguezais e vegetação densa e arborizada.

Características da mariquita-amarela

carateristicas da mariquita-amarela
carateristicas da mariquita-amarela

As mariquita-amarela têm plumagem amarelo-dourada, com listras marrons no peito do macho. Na fêmea, as listras são ausentes ou não tão pronunciadas quanto no macho. As subespécies de toutinegra também exibem listras cor de ferrugem em seus flancos.

Espécies nativas de florestas de mangue têm uma coroa de cor castanha na cabeça. No geral, a plumagem é mais opaca na fêmea. A superfície superior e os élitros são verde-amarelo a verde-oliva.

Existem pontos amarelos nas extremidades das penas da cauda. Seus bicos finos e pontiagudos são cinza. O tamanho do corpo varia entre dez e dezoito centímetros, dependendo da subespécie.

Habitat da mariquita-amarela

habitat da mariquita-amarela
habitat da mariquita-amarela

Habitam as Índias Ocidentais e a América continental. As mariquitas amarelas adaptáveis ​​normalmente se reproduzem em habitats úmidos e ricos em insetos na América do Norte , Alasca e norte do Canadá até o México , entre outros, onde habitam os manguezais do sul.

Outros habitats são as bordas de pântanos, lagos, rios, pastagens, jardins ou bordas de florestas. No inverno, eles migram do sul da Califórnia e da Flórida para áreas tão ao sul como Brasil , Bolívia e Peru .

Reprodução da mariquita-amarela

reproducao da mariquita-amarela
reproducao da mariquita-amarela

Três a seis ovos brancos acinzentados a esverdeados cobertos com manchas escuras são chocados entre maio e junho.

Para isso, um ninho feito de casca de árvore, grama, cabelo e teias de aranha é construído em uma árvore em uma forquilha de galho ou em um arbusto.

Alimentação da mariquita-amarela

alimentacao da mariquita-amarela
alimentacao da mariquita-amarela

Eles se alimentam principalmente de insetos que bicam nas folhas ou pegam em vôo. Ocasionalmente também comem frutas .

Canto da mariquita-amarela

A canção é uma estrofe musical que pode ser interpretada doce doce doce, eu sou tão doce , embora varie consideravelmente entre as populações. A chamada é um chip ou navio macio ou duro.

Isso é particularmente frequente por mulheres depois que um homem termina sua música. Na defesa territorial , eles emitem chamados sibilantes, enquanto o seet parece ser uma espécie de alerta especializado de cowbird.

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2023/04/Canto-do-mariquita-amarela.mp3?_=1
canto da mariquita-amarela
canto da mariquita-amarela
Sair da versão mobile