Mariquita-de-asa-amarela: características, habitat, reprodução e alimentação
Mariquita-de-asa-amarela (Dendroica coronata) é uma pequena ave do gênero da toutinegra da família Parulidae .
A espécie é considerada em parte coespecífica com a toutinegra de Audubon . Ambas as formas se encontram a caminho das áreas de reprodução perto das montanhas entre a Colúmbia Britânica e Alberta , onde ambas se misturam.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O mariquita-de-asa-amarela geralmente prefere florestas de coníferasou florestas mistas de coníferas e caducifólias como seu habitat de reprodução, enquanto durante o inverno pode ser encontrado habitando áreas mais abertas, como matagais que oferecem recursos alimentares.
Características do mariquita-de-asa-amarela
O macho da mariquita-de-asa-amarela tem uma coroa amarela na cabeça e nos flancos amarelos. Na forma oriental, a garganta é branca, na forma ocidental é amarela. O dorso é azul-acinzentado com manchas pretas.
O peito é manchado de preto, na forma ocidental é mais uniformemente cinza escuro. Os élitros cinza-azulados são manchados de branco. As penas da cauda têm pontas brancas.
A fêmea tem plumagem mais opaca em ambas as formas. As manchas amarelas nos flancos são apenas levemente visíveis. O topo é marrom claro na área frontal. Há um anel branco ao redor dos olhos. Em ambos os sexos, a garupa é amarela
Habitat do mariquita-de-asa-amarela
Durante o inverno, quando a toutinegra não está em época de reprodução, ela geralmente habita áreas abertas com arbustos ou árvores espalhadas, que podem fornecer alguma fonte de alimento, como louros e insetos.
As áreas abertas preferidas pela toutinegra amarela podem incluir áreas agrícolas e residenciais, florestas secundárias e matagais , etc.
Esses habitats geralmente não têm vegetação muito densa; a espécie também pode habitar florestas relativamente abertas, como manguezais , florestas de pinheiros e até plantações de café, etc.
Reprodução do mariquita-de-asa-amarela
Durante a época de reprodução, duas garras costumam ser criadas em um ninho em forma de tigela aberto no topo.
Uma embreagem consiste em quatro a cinco ovos que são chocados durante um período de doze a treze dias. Os filhotes emplumam após cerca de dez a doze dias.
Alimentação do mariquita-de-asa-amarela
O mariquita-de-asa-amarela alimentam-se principalmente de insetos . Frutas e bagas também são comidas no inverno.
Estado de conservação
Em relação ao seu estado de conservação, a IUCN 2019 listou a espécie como de menor preocupação.