Mariquita-de-garganta-preta (Setophaga nigrescens) é uma especie de ave da família dos Parulidae que pertence ao gênero dos Setophaga.
A mariquita-de-garganta-preta é geralmente acessível e pode ser facilmente observada durante a busca de alimentos.
Apesar disso, é pouco conhecido, especialmente no seu comportamento reprodutivo, sobre o qual a Birds of North America disse que ‘quase nenhuma informação está disponível’.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do mariquita-de-garganta-preta
A mariquita-de-garganta-preta tem plumagem principalmente preta, cinza e branca, que é macia, sem brilho, com suas listras e a pequena mancha amarela entre o olho e o bico, é uma ave distinta.
Os sexos diferem ligeiramente, ambos apresentando parte superior cinza com listras pretas e parte inferior branca com listras pretas nos flancos, o macho adulto é listrado de preto na coroa, garganta e abaixo do olho, e tem branco ao redor do queixo e acima do olho.
A fêmea adulta tem plumagem mais escura na cabeça, com garganta branca e bochechas cinza-escuras, as aves mais semelhantes à toutinegra cinza de garganta preta são as toutinegras pretas e brancas e blackpoll, que embora marcados em preto apresentam padrões de plumagem totalmente diferentes.
Tem normalmente 13 cm de comprimento e pesa 8,4 g, os comprimentos das asas são 5,6–6,9 cm, comprimentos da cauda 4,7–5,5 cm, Comprimentos do bico 8,4–9,6 mm e comprimentos do tarso 1,66–1,88 cm, com as fêmeas ligeiramente menores que os machos, a envergadura varia de 7,5 a 7,8 pol.
Habitat do mariquita-de-garganta-preta
A mariquita-de-garganta-preta vive em arbustos (maquis, clareiras arbustivas, árvores jovens ou anãs, arbustos em zonas áridas…).
Distribuição geográfica
A sua distribuição abrange, no Norte, o sul da Colúmbia Britânica ( com exceção da Ilha de Vancouver ) e estende-se, em direção ao Sul, até o Norte do México , passando pelo Oeste dos Estados Unidos . Esta espécie passa o inverno no sudoeste dos Estados Unidos e no México.
Reprodução do mariquita-de-garganta-preta
O ninho geralmente é colocado em um galho horizontal de uma árvore ou em um arbusto, alguns metros acima do solo, o ninho é um copo aberto construído com talos de grama e outras fibras, e forrado com penas e cabelos.
A fêmea põe de três a cinco ovos rosados com manchas marrons de maio a julho, os períodos de incubação e emplumação são desconhecidos.
Esta espécie foi registrada fazendo uma exibição de distração , fingindo estar ferida para distrair os predadores de seu ninho, ambos os pais alimentam os filhotes, embora a fêmea possa fazê-lo com mais frequência.
Alimentação do mariquita-de-garganta-preta
Alimenta-se de insetos recolhidos em galhos baixos, especialmente lagartas .
Canto do mariquita-de-garganta-preta
O mariquita-de-garganta-preta emite um canto agudo ou grosso , como o da toutinegra de Townsend , mas plano e pouco musical, bem como um canto de vôo alto.
A canção do macho é uma série de notas vibrantes, com as notas anteriores dobradas e a penúltima nota alta. Este canto tem três variações, incluindo um “canto suave” silencioso dado pelos machos enquanto seguem as fêmeas coletando material para um ninho.