Mariquita-do-canadá: características, habitat, reprodução e alimentação
Mariquita-do-canadá (cardellina canadensis) é uma especie de ave da família dos Parulidae que pertence ao gênero dos cardelin.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
E uma pequena ave canora da família Parulidae do Novo Mundo. Ela passa o verão no Canadá e no nordeste dos Estados Unidos. No inverno, migra para o norte da América do Sul.
Características do mariquita-do-canadá
A mariquita-do-canadá às vezes é erroneamente chamada de “Roseneck Warbler” por causa da faixa de listras escuras em seu peito.
Os adultos têm dimorfismo sexual mínimo. O macho, porém, tem o colar mais escuro e bem definido do que a fêmea.
Os adultos medem entre 12 e 15 cm de comprimento. Têm uma envergadura de 17 a 22 cm e pesam entre 9 e 13 g.
A mariquita-do-canadá pode ser distinguida de outras toutinegras por seu peito, garganta e barriga amarelos e dorso cinza escuro. Ela não tem barras nas asas ou manchas na cauda.
A parte inferior da cauda é branca. Ela tem uma linha amarela na frente do olho que se estende até o bico. A cabeça da toutinegra-do-canadá é caracterizada pelos anéis oculares brancos, muitas vezes referidos como “óculos”.
Os indivíduos juvenis apresentam coloração semelhante à dos adultos, porém mais opacos e com traços faciais menos pronunciados.
Habitat do mariquita-do-canadá
Habita florestas densas, úmidas e semi-úmidas, em altitudes baixas ou médias. É encontrado nas florestas canadenses a leste das Montanhas Rochosas e em áreas arborizadas do nordeste dos Estados Unidos.
Eles constroem um ninho em forma de xícara no chão, em montes de musgo Sphagnum, em tocos de árvores ou restos de madeira.
Distribuição geográfica
Migra para o norte da América do Sul —Colômbia, Equador, Peru, Brasil—, embora também haja registros na América Central.
No sul dos Estados Unidos, no México, na maior parte da América Central e nas Antilhas, é uma espécie transitória. Existem dois registos de aves errantes na Europa (Islândia e Irlanda).
Reprodução do mariquita-do-canadá
Os pares de mariquita-do-canadá parecem monogâmicos, pelo menos durante a estação reprodutiva. Ao migrar para o Panamá, os pesquisadores observaram pares de toutinegras do Canadá e concluíram que eles são monogâmicos a longo prazo.
Os machos chegam aos criadouros durante as duas primeiras semanas de 1º de maio . As fêmeas constroem os ninhos no solo ou muito próximo ao solo, sob densa cobertura vegetal.
A fêmea põe de quatro a cinco ovos que cobrirá por cerca de 12 dias. Os filhotes permanecem no ninho por cerca de 10 dias após a eclosão. Eles são dependentes de seus pais por duas a três semanas depois de deixar o ninho. Não se sabe com que idade os filhotes saem do ninho da família.
Alimentação do mariquita-do-canadá
A mariquita-do-canadá se alimenta principalmente de insetos voadores, incluindo besouros, mosquitos, moscas, mariposas e lagartas. Ela complementa sua dieta com aranhas, caracóis, minhocas e frutas silvestres.
Estado e conservação do mariquita-do-canadá
A IUCN considera o wilson canadense como uma espécie de menor preocupação (LC, menor preocupação ) continuamente desde 1988 (até 2020) .
A Partners in Flight estima que a população seja de 3 milhões de adultos . A tendência populacional é considerada decrescente.