Mariquita-riscadinha ( Mniotilta varia ) é uma espécie de toutinegra do Novo Mundo e o único membro de seu gênero, Mniotilta .
Produz no norte e leste da América do Norte e inverna na Flórida, América Central e nas Índias Ocidentais até o Peru . Esta espécie é um vagabundo muito raro na Europa Ocidental.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Em relação a outros toutinegras do Novo Mundo, não é bem estudado.
Características da mariquita-riscadinha
As mariquitas-riscadinhas adultos medem entre 11,5 e 12,5 cm de comprimento. É uma ave com listras pretas e brancas; há variações na plumagem quanto ao sexo, idade e época do ano. A plumagem reprodutiva do macho é a coroa preta com uma larga faixa branca no meio.
A faixa supraocular, o anel ocular e a área malar são brancos, contrastando com os fones de ouvido, área loreal e garganta, que são pretos. O pescoço, nuca e costas são listrados de preto e branco.
A cauda e as asas são pretas com algumas manchas brancas nas partes distais, e em cada asa há duas barras brancas. O peito é branco, com listras pretas nas laterais, e o ventre é branco.
Na época de não reprodução, os machos têm a garganta e a barriga brancas, com algumas listras pretas nas laterais da garganta e no peito. Os fones de ouvido são enegrecidos, mais claros do que na época de reprodução.
As fêmeas são semelhantes aos machos na época não reprodutiva, mas com fones de ouvido ainda mais claros e listras menores na garganta e no peito.
Habitat da mariquita-riscadinha
Em seu habitat de inverno, pode ser encontrado em uma variedade de tipos de cobertura da terra, desde manguezais até florestas úmidas, secas e nubladas. Ocupa florestas sucessionais e maduras.
Também foi observado o inverno na sombra de plantações de café e jardins. Os machos são territoriais em seus habitats de verão e inverno.
Distribuição geográfica
A mariquita-riscadinha se reproduz no norte e leste da América do Norte. Abrange desde os Territórios do Noroeste ao noroeste e Terra Nova e Labrador ao nordeste, à Carolina do Norte ao sudeste e ao Texas ao sudoeste.
Esta espécie é migratória , invernando na Flórida, América Central, Índias Ocidentais e norte da América do Sul até o Peru .
Reprodução da mariquita-riscadinha
A mariquita-riscadinha é uma das primeiras toutinegras a chegar aos seus criadouros na primavera, na faixa mais ao sul de seu habitat de reprodução, pode começar a se reproduzir em meados de abril.
Os machos são territoriais e defendem seu território, tanto cantando quanto afugentando os competidores, quando uma fêmea chega ao território de um macho, ele a persegue na tentativa de procriar, o macho pode exibir batendo as asas.
A fêmea põe de 4 a 5 ovos, que são marrom claro e salpicados de marrom mais escuro. A fêmea começa a incubar assim que o último ou o penúltimo ovo é posto, a incubação dura de 10 a 12 dias, e é feita exclusivamente pela fêmea.
Durante a incubação, a fêmea às vezes é alimentada pelo macho.Ambos os pais cuidam dos filhotes, os filhotes emplumam-se após 8 a 12 dias e ficam ao redor do ninho enquanto melhoram sua capacidade de vôo.
Durante esse tempo, os pais permanecem por perto, esta espécie geralmente produz uma ninhada por ano.
Alimentação da mariquita-riscadinha
Esta ave se alimenta de insetos e aranhas e, ao contrário de outras toutinegras, forrageia como um pica-pau , subindo e descendo os troncos das árvores e ao longo dos galhos.
Canto da mariquita-riscadinha
A mariquita-riscadinha tem um canto agudo, descrito como um xixi repetitivo que se repete pelo menos 6 vezes seguidas. Ele tem uma chamada de chip , bem como uma chamada de seet que às vezes é dada em vôo .
Sua música é um alto see wee-see wee-see wee-see wee-see wee-see ou weesa weesa weetee weetee weetee weet weet weet . Ele tem duas chamadas, um hard tick e um soft, thin fsss.