Mariquita: características, reprodução, alimentação, habitat, canto e hábitos
A mariquita (Setophaga pitiayumi) é uma ave passeriforme da família Parulidae conhecida também como figuinha-baiana, vira-folhas, sebinho e mariquita-do-sul.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta é uma espécie de ave pequena e de cauda curta, possui cores brilhantes e bem marcado.
A mariquita tem o dorso cinza-azulado com uma mancha verde nas costas, duas barras brancas nas asas, e com a garganta e pescoço amarelos.
Com relação aos machos possuem a face mais escura com o peito amarelo-laranja mais forte do que as fêmeas.
E o bico é pontiagudo com maxila preta e mandíbula amarela, a mariquita ocorre nas copas de florestas, especialmente com muitas epífitas.
A mariquita presenta um comprimento de 10 centímetros e um peso de 7,5 gramas, o colorido é espetacular, pelo contraste entre o amarelo vivo da região ventral com o alaranjado no peito e o cinza-azulado das costas.
A área ao redor dos olhos é preta e visível, assim como as duas faixas brancas nas asas e a branca nas penas externas da cauda.
Ele também tem um crisso branco e uma mandíbula inferior de cor clara, no meio do dorso apresenta uma área triangular esverdeada, visível com excelente iluminação e quando a ave apresenta este local nas suas cambalhotas em busca de alimento.
Reprodução da mariquita
O período reprodutivo da mariquita inicia-se em agosto e tem seu término em novembro.
Além disso, o ninho é uma cestinha aberta, colocada no interior da vegetação densa, no alto das árvores, ou então, em tranças pendentes de barba-de-velho e os ovos são branco-amarelados com poucos salpicos roxos e medem 19 x 13 mm.
Alimentação
A mariquita se alimenta de insetos, pequenas aranhas e lagartas, obtidos em flores e, às vezes, diretamente em voo.
Ela também consegue se aproveitar da excreção adocicada de pulgões, pairando no ar para lambê-la.
Habitat
Esta ave habita em copa das árvores mais altas da mata seca e cerradões e ocasionalmente desce a estratos mais baixos nas regiões de borda e clareiras.
No entanto, evita planícies úmidas, sendo que em regiões de maior umidade é encontrada principalmente em áreas montanhosas.
Hábitos
A mariquita vive em casais ou solitária, acompanhando bandos mistos na copa ou caçando por conta própria.
O seu comportamento é bastante inquieto e canta incansavelmente, inclusive nas horas mais quentes do dia.
Fotos da mariquita
Canto da mariquita
Seu canto é uma rápida sucessão de notas altas que se aceleram e se juntam no meio para terminar em notas mais espaçadas. Serve como ponto de contato para os membros do casal.
Distribuição geográfica
A mariquita esta presente do Piauí, Maranhão, Goiás e Mato Grosso, em direção sul, até o Rio Grande do Sul e também em regiões periféricas da Amazônia, no estado de Roraima e em áreas montanhosas do Amapá.
Além disso, também pode ser encontrada também do sul dos Estados Unidos (Texas) à Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.