Maroon oriole: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Maroon oriole (Oriolus traillii) é uma especie de ave da família dos Oriolidae que pertence ao gênero Oriolus.
A espécie é classificada como de menor preocupação na Lista Vermelha da IUCN devido à sua área de distribuição muito grande de aproximadamente 5.200.000 km² e à população estável .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do maroon oriole
Os maroon oriole sanguíneos têm cerca de 25-28 cm de comprimento. Masculino da forma nomeada O. t. traillii são pretos brilhantes na cabeça, pescoço, parte superior do tórax e coberturas das asas. O resto do corpo é bordô metálico.
A cauda tem uma cor vermelho vinho mais pálida. A íris é branco-amarelada. O bico e as pernas variam de azul claro a cinza.As fêmeas da forma nomeada têm a cabeça preto-acastanhada e o dorso marrom-acinzentado escuro.
A garupa é castanha; as asas são marrom-escuras e têm bordas claras. As penas internas da cauda vão do vermelho vinho ao marrom, as penas externas da cauda são mais claras. A parte inferior é branca ou cinza claro e listrada de preto. Às vezes, o queixo e a parte superior do tórax são pretos.
Os machos jovens se assemelham às fêmeas adultas, mas a cabeça e a garganta são pretas e o dorso mais escuro. Além disso, a parte inferior é preta e apresenta listras e manchas vermelho-vinho. A garupa é marrom-amarelada. A íris é marrom e o bico é mais claro que o das aves adultas.
Habitat do maroon oriole
Os maroon oriole e vivem em florestas densas e úmidas decíduas e coníferas. Na China nidificam em altitudes de até 4.000 m , no Nepal e no Butão raramente sobem acima de 2.500 m . Na Tailândia são mais comuns em altitudes de 150 a 800 m .
Distribuição geográfica
A espécie de ave é comum no Sudeste Asiático, desde o oeste do Himalaia , passando pelo sul da China, Mianmar , Laos e Tailândia até o sul do Vietnã . Populações isoladas ocorrem em Taiwan e Hainan.
Reprodução do maroon oriole
A época de reprodução na Índia vai de abril a junho; em Mianmar, a reprodução ocorre em março. O ninho de 7 a 9 cm de profundidade mede pelo menos 12 cm de diâmetro e é composto por fibras vegetais entrelaçadas, pedaços de casca, folhas de grama, gavinhas, brotos de bambu, folhas, musgos, raízes e teias de aranha.
É erguido por ambos os pais próximo à copa da árvore em um galho fino bem distante do tronco em uma árvore alta e com folhagem densa. A ninhada consiste em dois a três ovos brancos, creme ou rosa com manchas avermelhadas ou marrom-arroxeadas e listras pretas no ponto mais largo.
Os ovos têm cerca de 30 mm de comprimento e 26 mm de largura e são eclodidos alternadamente por ambos os pais. Tanto a fêmea quanto o macho também participam da criação dos filhotes.
Alimentação do maroon oriole
A alimentação geralmente ocorre nas árvores, mas raramente a ave chega ao solo ou à vegetação rasteira. Alimenta-se de néctar de flores, bagas, frutas (especialmente figos), insetos e suas larvas ou lagartas.
Canto do maroon oriole
Os maroon oriole de sangue geralmente emitem um “kee-ah” ou “ko-kay-wa” duro e áspero, seguido por um “pi-io-io” líquido e assobiado.
Eles também costumam fazer um som “nyaoooow”, que é semelhante ao miado de um gato. Os casais muitas vezes se revezam cantando. O macho canta uma melodia e a fêmea responde com um longo assobio.