Marreca-arrebio (Anas acuta) é uma especie de ave Anseriforme da família dos anatídeos que pertence ao gênero Anas.
Na Europa Central, esta espécie se reproduz apenas de forma irregular e relativamente rara.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É principalmente um hóspede migrante e de inverno aqui e permanece nas terras baixas e regiões costeiras de setembro a abril.
Características do marreca-arrebio
O marreca-arrebio é inconfundível. Ele tem um corpo cinza claro, peito branco e uma faixa branca que vai do peito ao longo do pescoço até a cabeça, e uma cabeça marrom escura.
A região do ânus é marrom claro e preto, e tem a longa cauda pontiaguda que dá à espécie seu nome africâner, inglês ( Pintail ou Northern Pintail ) e científico.
A fêmea é marrom clara com a garganta marrom mais clara e sua cauda pontiaguda é mais curta, mas ela pode ser facilmente identificada por seu formato, pescoço longo e bico longo e cinza. Patos imaturos e machos em plumagem não reprodutiva se parecem com a fêmea.
A espécie é bastante grande para um pato, mas leve para seu tamanho; os machos variam de 65 a 75 cm de comprimento, enquanto as fêmeas são menores, ou seja, 50 a 55 cm.
Habitat do marreca-arrebio
O marreca-arrebio habita áreas úmidas abertas e não arborizadas, como pastagens úmidas, margens de lagos ou tundra.
No inverno, utilizará uma gama mais ampla de habitats abertos, como estuários protegidos, pântanos salobros e lagoas costeiras. É altamente gregário fora da época de reprodução e forma grandes bandos mistos com outros patos.
Reprodução do marreca-arrebio
O ninho do marreca-arrebio construído no chão, mas não muito longe da água, é uma bacia rasa escavada no solo e cercada por plantas. A fêmea põe em média 7 a 10 ovos, a incubação dura 23 dias.
Os filhotes atingirão seu pleno potencial de voo 46 a 47 dias após a eclosão e a família permanecerá unida até que a mãe desenvolva nova plumagem e regenere as penas necessárias para o voo, após o que ela produzirá sua própria prole.
Alimentação do marreca-arrebio
O marreca-arrebio alimenta-se principalmente de sementes e plantas aquática, também come insetos aquáticos, moluscos e crustáceos.
Canto do marreca-arrebio
As vocalizações de ambos os sexos não são muito conspícuas. Além disso, pintails fêmeas raramente deixam suas vozes serem ouvidas. Sua chamada é uma reminiscência do coaxar do pato-real fêmea e, como o último, cai ligeiramente no tom.
O chamado assustado de fêmeas assustadas é um coaxar de tom escuro. Drakes exibidos ou excitados do pintail emitem um wa-luck-ha ou krlük suave e nasal. O pescoço é primeiro estendido e depois retraído.
Essas chamadas são semelhantes às da cerceta. No entanto, os do pintail são um pouco mais baixos e mais suaves no tom. Pintails que parecem perturbados também fazem um som suave e nasal wrä wrä wrä.