Marreca-caneleira (Dendrocygna bicolor) é uma ave da família dos anatídeos que pertence ao gênero dos Dendrocygna também conhecido como xenxém .
é uma espécie de pato assobiando que se reproduz nas regiões tropicais do mundo em grande parte do México e América do Sul , Índias Ocidentais , sul dos Estados Unidos , África subsaariana e subcontinente indiano .
Sua plumagem é predominantemente marrom-avermelhada, pernas longas e um longo bico cinza, e mostra uma faixa branca distinta em sua cauda preta durante o vôo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Como outros membros de sua antiga linhagem, possui um chamado sibilante que é dado em vôo ou no solo. é preferidoo habitat consiste em zonas húmidas com vegetação abundante, incluindo lagos rasos e campos de arroz .
Características da marreca-caneleira
A marreca-caneleira tem 45–53 cm de comprimento; o macho pesa 748–1.050 g e a fêmea é marginalmente mais leve, com 712–1.000 g. A envergadura varia de 85 a 93 cm.
É um pato de pernas longas, principalmente em diferentes tons de marrom; cabeça, pescoço e peito são particularmente ricos em amarelo-claro ( fulvos ) com dorso mais escuro.
O manto é um tom mais escuro de marrom com penas com pontas amareladas, as penas de vôo e a cauda são marrom-escuras, e uma faixa marrom-escura a preta passa pelo centro da coroa, descendo pela nuca até a base do o manto.
Tem listras esbranquiçadas nos flancos, um longo bico cinza e pernas cinzas. Em voo, as asas são marrons na parte superior e pretas na inferior, sem manchas brancas, e um crescente branco na garupa contrasta com a cauda preta.
Todas as plumagens são bastante semelhantes, mas a fêmea é ligeiramente menor e com plumagem mais opaca do que o macho.
O juvenil tem partes inferiores mais claras e geralmente parece mais opaco, especialmente nos flancos.
Há uma muda completa das asas após o acasalamento, e as aves então procuram a cobertura de vegetação densa de pântano enquanto não voam. As penas do corpo podem sofrer muda ao longo do ano; cada pena é substituída apenas uma vez por ano.
Alimentação da marreca-caneleira
Sua alimentação é geralmente material vegetal, incluindo sementes, bulbos, gramíneas, caules, vermes aquáticos , moluscos e insetos
Habitat da marreca-caneleira
A marreca-caneleira é encontrado em pântanos de várzea e pântanos em campos abertos de arroz, terreno plano e evita áreas arborizadas.
Normalmente não é uma espécie de montanha, reproduzindo-se na Venezuela, por exemplo, apenas 300 m , mas o único recorde de reprodução peruana foi de 4.080 m .
Fotos da marreca-caneleira
Reprodução da marreca-caneleira
A reprodução coincide com a disponibilidade de água. Os pares podem se reproduzir sozinhos ou em grupos soltos.
Ambos os sexos incubam, mudando uma vez por dia, com o macho geralmente assumindo a maior parte desse dever.
Os ovos eclodem em cerca de 24–29 dias, Os patinhos felpudos são cinza, com partes superiores mais claras, e uma faixa branca no pescoço, e pesam 22–38 g dentro um dia de eclosão.
Como todos os patinhos, eles são precoces e deixam o ninho depois de um ou dois dias, mas os pais os protegem até que saiam do ninho cerca de nove semanas depois.