Marreca-caucau: características, reprodução, alimentação, habitat e canto
Marreca-caucau (Nomonyx dominicus ) é uma espécie de ave que pertence a família Anatidae, conhecida popularmente como marreca-de-bico-roxo, marreca-rã (Rio Grande do Sul), marreca-tururu, marrequinha e marreca-pé-na-bunda.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o marreca-caucau alimentam-se mergulhando e principalmente de sementes, raízes e folhas de plantas aquáticas, além de insetos aquáticos e crustáceos.
Marreca-caucau se reproduzem-se em qualquer corpo de água doce com vegetação de brejo e cercada por uma densa cobertura de árvores, ocorrendo também em mangues.
Características do marreca-caucau
O marreca-caucau é um pato pequeno e robusto medindo entre 30 e 36 centímetros, seu peso varia entre 360 e 450 gramas para os machos e entre 275 e 445 gramas para as fêmeas.
Os machos adultos são em sua maioria marrom-avermelhados com uma cabeça preta contrastante.
A nuca, pescoço e peito são marrons. O ventre, o dorso e as asas são marrons com manchas pretas. A mandíbula superior é azul brilhante, desbotando para um verde azulado claro na ponta, com uma faixa preta descendo pela superfície e terminando em preto.
A fêmea adulta é marrom clara, a cabeça e o pescoço são marrom escuro, com duas listras escuras nas laterais da cabeça intercaladas com sobrancelhas finas e claras, e outra faixa clara abaixo dos olhos.
O bico da fêmea é cinza, tornando-se verde amarelado próximo à cabeça, o corpo é marrom com listras castanhas, o dorso e as asas são marrons com manchas pretas, pernas e patas palmadas da fêmea adulta marrom-acinzentada.
Ambos os sexos apresentam uma pequena mancha branca no centro da asa que não é visível quando a ave está em repouso, e uma cauda rígida distinta.
Reprodução do marreca-caucau
As fêmeas constroem ninhos próximos à vegetação perto da água, com poucas penas por baixo. O tamanho da ninhada é de 4 a 6 ovos, de cor branca pura, incubados pelos machos por um curto período, mas pela maioria das fêmeas por 23 a 24 dias.
Os ninhos são encontrados de outubro a agosto, então a época de reprodução é longa e o macho pouco faz para cuidar dos filhotes.
Alimentação
O marreca-caucau se alimentam principalmente de sementes, raízes, caules e folhas de plantas aquáticas.
Habitat
O marreca-caucau habita em lagoas com vegetação e pastos alagados, e vive aos pares ou em grupos.
Canto do marreca-caucau
Fotos do marreca-caucau
Distribuição geográfica
O marreca-caucau é encontrado na parte do Brasil e desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina.