A marreca-de-coleira ( Callonetta leucophrys) é uma espécie de pato da família Anatidae, que pode ser encontrada em banhados, matas alagadas e lagos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
As fêmeas têm um padrão facial distinto nas cores marrom e branco, sendo o dorso principalmente marrom, com manchas ou listras marrons no abdômen.
Em voo exibe asas escuras com bandas brancas e verdes, encontrado em áreas alagadas e pântanos com vegetação exuberante, também pode ser visto empoleirado em cercas ou árvores baixas.
Características da marreca-de-coleira
A marreca-de-coleira mede 36 cm de comprimento, o seu bico é cinza-azulado escuro (chumbo), pernas róseas.
O macho com face e garganta pardas, orladas por uma faixa escura da coroa à nuca; dorso castanho ferrugíneo, peito rosado com pintas pretas, flancos com fina vermiculação cinza e branca, crisso com laterais brancas.
fêmeas com complexo padrão marrom e branco na face; marrom acima, peito e flancos com listras marrons e bronzeadas irregulares.
Em voo, ambos os sexos têm uma asa escura com um especular verde iridescente e uma mancha oval branca no centro da asa.
Reprodução da marreca-de-coleira
A marreca-de-coleira faz ninhos em ocos de árvores (como coqueiros) que ficam perto de lagos e açudes onde coloca os ovos.
Além disso, os patinhos ao nascerem pulam um a um do alto do ninho, os filhotes são cuidados pelos pais que permanecem em áreas com abundância de água, onde usam sua habilidade de se alimentar filtrando a água com seu bico de bordas serrilhadas.
Alimentação
Esta espécie se alimenta basicamente de larvas, crustáceos, gramíneas e plantas herbáceo-aquáticas e também grãos de arroz que ficam na resteva da plantação.
Habitat
Espécie escassa, ocorre em geral aos pares, no máximo em grupos de 6 a 8 aves, em banhados, matas alagadas, lagos e pantanais tomados por capim, ás vezes empoleira em árvores.
Fotos da marreca-de-coleira
Distribuição geografica
A marreca-de-coleira pode ser encontrada do norte da Argentina à Bolívia, Paraguai e Brasil, nesse último, está presente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.