Marreca-oveira: origem, características, alimentação e habitat
Marreca-oveira (Anas sibilatrix) é uma ave anseriforme da família Anatidae, conhecida marreco oveira.
Além disso, esta espécie mede entre 43 a 54 cm, com os machos pesando 900 gramas em média e as fêmeas, em média, 800 gramas.
A marreca-oveira vive em lagos, lagoas, pântanos e rios de baixa correnteza, e prefere as águas profundas na maior parte do tempo e ocupa habitats desde o nível do mar até 1 200 metros de altitude.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Origem
A marreca-oveira é espécie endêmica da América do Sul.
Características da marreca-oveira
A marreca-oveira é uma ave que mede entre 43 e 54 centímetros de comprimento com uma envergadura entre 75 e 86 centímetros e pesa entre 828 e 939 gramas.
É um pato relativamente compacto com coloração geral da plumagem marrom, preta e branca, os flancos são marrons, ele possui uma bela faixa larga verde iridescente que se estende da parte de trás dos olhos até a nuca.
As bochechas e a testa são de cor branca ou creme, o peito tem lindas listras pretas, o ventre e o criso são esbranquiçados ou ligeiramente acastanhados.
As coberturas primárias e remiges primárias são escuras com raque branco, e coberturas secundárias brancas e claramente visíveis quando a ave está em vôo.
As penas supracaudais são brancas, a cauda é escura e varia em cor de marrom acinzentado a preto.
Reprodução da marreca-oveira
A marreca-oveira é uma espécie que põe de cinco a dois ovos, cujo período de incubação dura 26 dias.
Alimentação
Esta espécie se alimenta em mar aberto nas plataformas, como florestas de algas.
Comportamento
Os machos são realmente conhecidos por seus assobios deliciosos, e as vozes de suas parceiras carecem dos gritos repetidos típicos de muitas espécies de aves de superfície, embora emitam cacarejos agudos, especialmente em vôo.
Habitat
Esta espécie vive em lagos, lagoas, pântanos e rios de baixa correnteza e prefere as águas profundas na maior parte do tempo, ele também ocupa habitats desde o nível do mar até 1.200 metros de altitude.
A marreca-oveira ama as zonas aquáticas com vegetação aquática espessa e com vegetação formando superfícies flutuantes, mas também zonas lenhosas ao longo dos rios de fluxo lento.
Distribuição geografica
A marreca-oveira é endêmica da América do Sul, encontrada do centro-sul da Argentina e Chile, até a Terra do Fogo.
Além disso, no inverno, migra em direção ao norte, alcançando Uruguai, Paraguai e sul do Brasil e também está presente nas Ilhas Malvinas.