Aves

Marreca-pardinha: características, habitat, reprodução e alimentação

Por Thomas Jeferson, em 02/06/2023
reproducao do marreca-pardinha

A marreca-pardinha ( Anas flavirostris ) é uma especie de ave da família do anatídeos que pertence ao gênero Anas.

Também se estabeleceu na Geórgia do Sul , onde foi registrado pela primeira vez reproduzindo em 1971, e foi registrado até o extremo leste de Tristão da Cunha .

marreca-pardinha
marreca-pardinha

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Habita zonas húmidas de água doce , preferindo o habitat palustre aos rios . Considerando sua ampla distribuição e abundância local, não é considerado ameaçado pela IUCN .

Características do marreca-pardinha

caracteristicas do marreca-pardinha
caracteristicas do marreca-pardinha

As marreca-pardinha adultas têm cerca de 35 a 45 centímetros de comprimento e pesam de 600 a 830 gramas. O macho é em média 35 gramas mais pesado que a fêmea. A espécie não apresenta dimorfismo sazonal .

O dimorfismo sexual é apenas muito ligeiramente pronunciado. As fêmeas podem ser identificadas pelo fato de parecerem escamadas em vez de manchadas nas laterais do corpo. Os lados do bico são amarelos com uma crista de bico mais escura. A íris é marrom, as pernas são cinza.

A plumagem de uma cerceta chilena é marrom-acinzentada clara com manchas pretas na nuca; as partes superiores são marrom-acinzentadas escuras com margens mais claras, enquanto as partes inferiores, garupa e cauda são cinza-azulados claros com manchas pretas no peito.

As asas também são marrom-acinzentadas. Os juvenis são mais acinzentados e têm menos manchas. Os pássaros recém-nascidos, por outro lado, têm o dorso marrom-escuro com uma mancha amarela na asa, e a parte inferior e o rosto são amarelos.

Há uma clara diferença vocal entre os sexos. Os machos têm o característico apito azul-petróleo, enquanto as fêmeas coaxam nasalmente.

Os filhotes são geralmente bastante escuros. Eles são marrom-escuros na parte superior. Os filhotes têm um olho castanho-escuro e uma faixa na bochecha no rosto. O rosto e o peito, por outro lado, são de um rico marrom-amarelado.

Habitat do marreca-pardinha

habitat do marreca-pardinha
habitat do marreca-pardinha

A marreca-pardinha vive nos Andes em altitudes de 2.600 a 4.300 metros acima do nível do mar. Lagos de água doce, lagoas , rios, pântanos e pântanos arborizados são os preferidos.

No inverno vive principalmente em áreas costeiras. É uma espécie comum nas Ilhas Malvinas, ocorrendo em latitudes significativamente mais baixas.

Reprodução do marreca-pardinha

reproducao do marreca-pardinha
reproducao do marreca-pardinha

A época de acasalamento da marreca-pardinha varia de acordo com a distribuição; na Colômbia começa em fevereiro/março, na Venezuela em agosto, do Peru ao norte da Argentina em novembro/dezembro e mais ao sul do final de agosto a setembro.

Os ninhos são construídos sozinhos ou em grupos soltos; incubado pela fêmea. Ao criar a ninhada, ela é sustentada pelo macho. O ninho em si é preferido perto da água, em vegetação densa, erguidas em grandes galhos bifurcados ou sob telhados de casas.

A fêmea põe cerca de cinco a oito ovos de cor creme por ninhada, pesando 39 gramas e medindo 57 × 37 milímetros. O período de incubação dura cerca de 24 a 26 dias, e os filhotes emplumam-se após seis a sete semanas. A maturidade sexual é atingida com um ano de idade.

Alimentação do marreca-pardinha

marreca-pardinha
marreca-pardinha

As aves adultas alimentam-se principalmente de invertebrados , como insetos , crustáceos e anfípodes , bem como sementes de plantas.

Estado de conservação marreca-pardinha

As marreca-pardinhas geralmente não estão ameaçadas de extinção, geralmente são encontradas localmente em grande número. No entanto, algumas subespécies estão em declínio. Os perigos são a pressão para se desenvolver e a caça .

 

Sair da versão mobile