A marreca-pé-na-bunda (Oxyura vittata) é uma espécie de pato da família Anatidae, também conhecida como marreca-rabo-de-espinho.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta ave é localmente encontrada em lagos rodeados com juncos e em brejos com água aberta, e passa a maior parte do tempo dormido.
Esta espécie é semelhante ao macho da marreca-de-bico-roxo possui máscara preta com manchas castanha nas costas e marcas brancas na asa.
No entanto, o que diferencia da marreca-de-bico-roxo pela ausência de manchas prestas nas costas, nuca preta e ausência de painel branco na asa.
Características da marreca-pé-na-bunda
A marreca-pé-na-bunda é uma ave pequena, entre 36 e 46 centímetros de comprimento, sendo que o macho da espécie pesa entre 600 e 850 gramas e a fêmea de 510 a 700 gramas.
Apresentam dimorfismo sexual, o macho tem cabeça preta, plumagem de um corpo marrom-avermelhada e bico azul.
A fêmea tem plumagem corporal marrom-escura, pescoço e nuca brancos, coroa preta e uma faixa clara na lateral da cabeça.
Ambos os sexos têm uma cruz distinta e cauda rígida característica, o juvenil tem plumagem semelhante à plumagem da fêmea da espécie.
Reprodução da marreca-pé-na-bunda
A marreca-pé-na-bunda é uma espécie promíscua e agressiva na época de reprodução, os machos competem pelo acasalamento com as fêmeas.
Com relação a ninhada desta espécie consiste de seis a doze ovos, é possível também encontrar ninhos onde mais de uma fêmea pôs seus ovos, e a incubação é realizada pela fêmea.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de pequenos peixes e de alguns frutos como a jabuticaba e açaí.
Habitat
A marreca-pé-na-bunda é uma espécie pode ser encontrada em áreas úmidas, como rios, açudes e brejos.
Fotos da marreca-pé-na-bunda
Distribuição geografica
A marreca-pé-na-bunda é encontrada no Chile e Argentina, migrando no inverno para o sul do Brasil e Paraguai, e passa a maior parte do tempo na água e raramente voa.