Marreca-pé-vermelho: espécies, características, reprodução, alimentação, canto e habitat
O marreca-pé-vermelho (Amazonetta brasiliensis) é uma ave da família Anatidae conhecido também como marreca-ananaí, picassinha ou marreca-picaça, ananaí, asa-de-seda e paturi.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o marreca-pé-vermelho vive em banhados onde retira seu alimento e cria seus filhotes e próximo a eles faz os seus ninhos.
Subespécies
O marreca-pé-vermelho possui duas subespécies:
– Amazonetta brasiliensis brasiliensis: ocorre na Colômbia, Venezuela e Brasil;
– Amazonetta brasiliensis ipecutiri: ocorre no leste e sul do Brasil até o leste da Bolívia, e no Uruguai e Argentina.
Características do marreca-pé-vermelho
O marreca-pé-vermelho é uma ave de pequeno porte, que vive em lagoas e banhados, e até em pequenas coleções d’água, como córregos e poças formadas pela chuva e o seu dimorfismo sexual é caracterizado por:
- O macho: Possui bico vermelho, mais verde nas asas e coloração lateral da cabeça variando de marrom na base do bico a um cinza claro próximo à nuca.
- A fêmea: tem o bico preto e manchas brancas na base do bico e acima dos olhos.
Outra característica que diferencia os sexos, mas não é muito perceptível, é a mancha preta que o macho possui na nuca.
Por ser demarcada gradativamente e carecer de contornos contrastantes e bem definidos, passa despercebida, mas se você observá-la de perto notará que ela só está presente no macho e na fêmea essa região é marrom.
Outra diferença entre os sexos é a vocalização, ou seja, o som emitido por cada um: o macho emite um som agudo muito parecido com um assobio (silvo), a fêmea, por sua vez, emite um guincho não muito grave.
Reprodução do marreca-pé-vermelho
Geralmente se reproduz do final do verão ao início do inverno, construindo seu ninho em grupos perto dos pântanos onde põe seus ovos.
Tem de seis a nove filhotes (foram vistas ninhadas de 10 ou 11) que ficam com o casal até que consigam voar.
No momento da postura, a fêmea desenvolve uma protuberância relativamente grande na parte posterior do abdômen, muito próxima à cloaca, que se torna um pouco barriguda, dando uma clara indicação de que está em fase de postura.
Embora este fato seja comum em várias espécies de Anatidae, esta característica é mais evidente nesta espécie por possuir um abdômen muito esbelto e fino.
Alimentação
O marreca-pé-vermelho se alimenta em banhados ou em pequenas lagoas, seu hábito alimentar filtrador permite que se alimente de plantas aquáticas, crustáceos e mariscos, além de insetos, minhocas e grãos.
Habitat
Além disso, esta espécie de ave habita em áreas úmidas, como rios, açudes, brejos e lagoas.
Hábitos
Passa muito tempo na água e nas margens em busca de comida e só voa quando está em perigo. Geralmente é diurno, mas geralmente também é noturno.
É uma ave que convive muito bem pacificamente com outros anseriformes como o marreco de Irerê.
É comumente visto aos pares, mas também forma bandos quando jovem ou quando compartilham importantes áreas de forrageamento, e muitas vezes forma bandos de pares.
Fotos do marreca-pé-vermelho
Canto do marreca-pé-vermelho
Distribuição geográfica
O marreca-pé-vermelho pode ser encontrado em todo Brasil.