O marreco-de-bico-azul ( Anas hottentota) é uma espécie de marreco da família Anatidae, conhecido como marreco-hotentote ou marreca-hotentote.
Além disso, esta ave é residente migratório na África oriental e meridional, do Sudão e Etiópia a oeste do Níger e Nigéria e do sul à África do Sul e Namíbia, e na África Ocidental e em Madagascar, é sedentário.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do marreco-de-bico-azul
O marreco-de-bico-azul macho adulto têm a coroa marrom-escura contrastando com a face, garganta, peito e lado mais pálidos, exceto por uma mancha em forma de polegar na região da orelha.
Além disso, a parte de trás do pescoço é manchada de preto e esta mancha se estende ao longo do pescoço e torna-se intensamente manchada no peito, as manchas parecem ser maiores e menos óbvias nos flancos castanhos claros e abdômen, e na parte inferior das partes posteriores e sob as cobertas da cauda ficando vermiculado com preto.
As omoplatas e a cauda são marrom-escuras a pretas, a parte superior das asas também é preta, com as coberturas emitindo um tom esverdeado.
No topo dos secundários está um espéculo verde iridescente limitado na parte de trás por estreitas barras finais pretas e brancas.
A íris é marrom, as pernas e os pés são cinza-azulados e o bico é cinza-azulado claro com haste e unha pretas.
Reprodução do marreco-de-bico-azul
O marreco-de-bico-azul se reproduzem o ano todo, dependendo da chuva, e ficam em pequenos grupos ou pares.
Eles constroem ninhos sobre a água em tocos de árvores e usam vegetação, os patinhos deixam o ninho logo após a eclosão, e a educação das mães se limita a fornecer proteção contra predadores e conduzir os filhotes aos locais de alimentação.
Esta espécie é onívora e prefere corpos d’água menores e rasos.
Comportamento
Com relação ao comportamento desta espécie, o marreco-de-bico-azul é sedentário na África Ocidental e Madagascar, mas parcialmente migratório em outros lugares, seguindo rotas de migração de curta distância regulares, mas imprevisíveis (até 700 km) no sul e leste da África em resposta às mudanças nos níveis da água.
Alimentação
Esta espécie prefere alimentar-se nas margens lamacentas, ela também se alimenta de terras e campos alagados, como arrozais, e nas margens do rio que são fortemente perturbadas pelo gado.
O marreco-de-bico-azul é onívoro, embora sua dieta consista principalmente de sementes de grama, especialmente da grama, no entanto, também pode consumir invertebrados aquáticos quase exclusivamente como crustáceos, moluscos, insetos aquáticos como besouros e suas larvas, se forem superabundantes.
Habitat
Habita em locais abundantes em plantas de folhas flutuantes e vegetações marginais, incluindo pântanos rasos de água doce, pântanos, riachos, pequenos lagos rasos e lagoas com bordas franjadas de juncos ou papiro.
Fotos do marreco-de-bico-azul
Distribuição geografica
O marreco-de-bico-azul pode ser encontrado na Angola, Zâmbia, leste do Congo, Malawi, norte de Moçambique, Tanzânia, Quênia, Uganda, sul da Etiópia, Sudão e Madagascar até a África.
É encontrado principalmente na África. África Oriental Tropical Etiópia à Província do Cabo oeste ao norte do Botswana e Namíbia e Madagáscar