Aves

Martim-pescador-miúdo: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Por Thomas Jeferson, em 05/07/2023
habitat do martim-pescador-miudo

Martim-pescador-miúdo (Chloroceryle aenea) é uma especie de ave da família dos Alcedinidae que pertence ao gênero Clorocerilo.

É encontrado nos trópicos americanos do sul do México ao sul através da América Central em todos os países continentais da América do Sul , exceto Chile e Uruguai . Também ocorre em Trinidad .

martim-pescador-miudo
martim-pescador-miudo

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

A primeira descrição formal do martim-pescador-pigmeu americano foi feita pelo zoólogo alemão Peter Simon Pallas em 1764 sob o nome binomial Alcedo aenea .

Características do martim-pescador-miúdo

caracteristicas do martim-pescador-miudo
caracteristicas do martim-pescador-miudo

O martim-pescador-miúdo tem cerca de 13 cm de comprimento. Os machos pesam 10 a 16 g e as fêmeas 12 a 16 g . Tem a forma típica do martim-pescador, com uma crista desgrenhada e um bico longo e pesado.

O bico é preto com um pouco de amarelo pálido na base da mandíbula e suas pernas e pés são rosados ​​a cinza claro. Os machos da subespécie nominal têm uma cabeça verde escura brilhante e partes superiores com uma lavagem dourada separadas por um estreito colar ruivo.

Sua cauda é um verde mais azul. Eles têm tradições negras com uma fina linha ruiva na frente do olho. Seu queixo, garganta e a maior parte de suas partes inferiores são ruivos, mais profundos no peito e nos flancos.

O centro de seu peito e suas coberturas infracaudaissão brancos. As fêmeas adultas são semelhantes com a adição de uma faixa verde escura na parte superior do peito.

Os juvenis têm partes inferiores mais pálidas do que os adultos e manchas amareladas nas asas; os machos têm listras verde-escuras no peito e a faixa peitoral das fêmeas geralmente é incompleta.

Habitat do martim-pescador-miúdo

habitat do martim-pescador-miudo
habitat do martim-pescador-miudo

O martim-pescador-miúdo habita florestas densas, onde ocorre ao longo de pequenos riachos e rios, ao lado de poças, em pântanos e ao longo de canais de maré em manguezais, evita paisagens abertas, em elevação, varia do nível do mar até 2.600 m.

Reprodução do martim-pescador-miúdo

reproducao do martim-pescador-miudo
reproducao do martim-pescador-miudo

A época de reprodução do martim-pescador-miúdo varia geograficamente, aparentemente de janeiro no México até setembro em Trinidad.

Ambos os membros de um par escavam uma toca na margem de um rio, corte de estrada, poço de cascalho, cupim arbóreo ou a raiz de uma árvore caída. tem tipicamente 30 a 40 cm de comprimento e uma câmara de ninho no final.

O tamanho da ninhada é de três ou quatro ovos, o período de incubação e o tempo até a emplumação não são conhecidos.

Alimentação do martim-pescador-miúdo

alimentacao do martim-pescador-miudo
alimentacao do martim-pescador-miudo

Sua dieta inclui pequenos peixes, como os das famílias Characidae e Cyprinodontidae , girinos e sapos, e grandes insetos, como libelinhas .

Canto do martim-pescador-miúdo

O martim-pescador-miúdo faz um ” eak, repetido ‘tik’ ou ‘dzit, tsweek’ às vezes mais rápido como um chocalho ou tagarelice”. O que se acredita ser sua canção é “uma série de trinados musicais”.

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2023/07/Canto-do-martim-pescador-miudo.mp3?_=1
canto do martim-pescador-miudo
canto do martim-pescador-miudo
Sair da versão mobile