O martim-pescador-verde (Chloroceryle amazona) é um pássaro da família Alcedinidae, também chamado de ariramba-verde e martim-gravata (Rio Grande do Sul).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O martim-pescador-verde é a ave simbólica do Município de Florianópolis (Santa Catarina), conforme Lei Municipal nº 3.887/92.
Habitam ambientes à beira de matas ciliares, em rochas ao longo das margens e pousados em galhos que se curvam sobre as águas de rios, córregos, lagos, etc.
Estilo de vida: Quase sempre são encontrados solitários na atividade de caça, observando o movimento de possível presa na água.
Eles cavam seus ninhos em ravinas perto de recursos hídricos.
Características do martim-pescador-verde
O martim-pescador-verde é um pássaro que mede 29,5cm e os machos com partes superiores verde-bronze escuras, muitas vezes aparecendo como um cinza azulado.
Exceto pelo colarinho branco e pequenas manchas brancas na frente e abaixo do olho (sem mancha branca na frente do olho nas populações do norte).
O queixo e garganta brancos, separados do colarinho por uma estreita linha verde-escura; peito enferrujado com laterais verde-escuras, barriga branca, flancos verde-escuros com nervuras.
Margem interna da primária, secundária e retrica, corada de branco; algumas pequenas manchas brancas marcam a raque externa das cavidades mais externas; bico preto, amarelo pálido sob o maxilar inferior; íris marrom escuro; pernas e pés cinza escuro.
As fêmeas gostam dos machos, mas o peito é branco com as laterais verde garrafa se encontrando quase na linha média. feminino como imaturo,
Reprodução do martim-pescador-verde
Na época de reprodução, o macho oferece comida à fêmea durante o namoro, levantando as asas sobre as costas em saudação.
Machos e fêmeas escavam o ninho em uma ravina bordejando ou próximo a um curso d’água.
O túnel mede 1 a 2 m e termina na câmara onde são colocados 3 a 4 ovos, com cerca de 34 x 27 mm de tamanho.
A incubação é de responsabilidade das fêmeas durante a noite e compartilhada entre o casal durante o dia, com período de incubação de 22 dias.
Os filhotes do martim-pescador-verde saem do ninho com 29 ou 30 dias de idade, os ninhos podem ser reutilizados por vários anos seguidos, especialmente se desenterrados em costões rochosos, o casal costuma ficar junto por anos.
Alimentação
O martim-pescador-verde se alimenta principalmente de peixes, e para pescá-los utilizam um poleiro baixo, rente à água rasa, e daí capturam os pequenos peixes que surgem na superfície.
Ele bate o peixe contra a vara para matá-lo antes de engoli-lo sobre a cabeça.
Ocasionalmente paira sobre águas abertas, procurando presas antes de mergulhar.
Também se alimenta de camarões de água doce e ocasionalmente de anuros e larvas de insetos aquáticos.
A maioria das atividades de caça ocorre de manhã e no final da tarde, mas pode ser retomada após o pôr do sol.
Habitat
O martim-pescador-verde habita em águas interiores, rios e lagos grandes, sendo pouco comum na orla marinha.
Hábitos
Este pássaro voa perto do nível da água, empoleirada em galhos baixos, escondida pela folhagem densa, passa despercebida enquanto sua plumagem esverdeada adquire tons escuros ao entardecer.
Achata as penas do chapéu com o encontro das asas e abana a cauda verticalmente como outros martins-pescadores.
Fotos do martim-pescador-verde
Canto do martim-pescador-verde
O canto do martim-pescador-verde emite um som de krad, kätch com sequência de assobios it… tji… tjü-tjü… tze-tze-tze.
Distribuição geográfica
O martim-pescador-verde pode ser encontrado do México à Argentina, todo o Brasil.