Matracão ( Batara cinerea ) é uma espécie de ave passeriforme da família Thamnophilidae , a única do gênero monotípico Batara .
É nativa do centro e leste da América do Sul .É a maior das espécies da família Thamnophilidae,
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Apesar do seu grande tamanho, é difícil de ver, pois permanece quase sempre escondido na densa vegetação rasteira, raramente emergindo.
Características do matracão
É a maior das espécies da família Thamnophilidae, medindo entre 30,5 e 35 cm de comprimento e pesando cerca de 150 g ; a subespécie argentina é um pouco menor, medindo em torno de 28 cm e pesando em média 110 g.
É um tamanduá espetacular, muito grande e com uma cauda muito longa, com uma pluma muito forte e bico terminando em anzol.
O macho tem uma coroa preta; acima é preto com listras brancas vistosas, inclusive nas asas e na cauda; abaixo é cinza uniforme.
A fêmea tem testa castanha e o resto da coroa é preta; acima é preto com uma vistosa barra ocrácea; abaixo é uniformemente marrom. O bico é cinza com a ponta preta, as pernas são cinza e a íris é marrom.
Habitat do matracão
Distribui-se em duas áreas distintas, no sopé dos Andes e áreas adjacentes do noroeste da Argentina , centro-sul da Bolívia e oeste do Paraguai e na Mata Atlântica do sudeste e sul do Brasil e extremo nordeste da Argentina.
Embora sua população não tenha sido quantificada, é considerada rara e estável, na ausência de evidências de tendências de crescimento ou declínio.
Habita o sub-bosque e o estrato médio das florestas úmidas montanas até 2.500 m de altitude (na Bolívia), entre 500 e 1.500 m, localmente até 2.000 m de altitude na região sudeste do Brasil.
Reprodução do matracão
A nidificação ocorre entre outubro e dezembro. Constrói um ninho elaborado e escondido em matagais, apoiado em plataformas de ramos e folhas, a baixa e média altura.
Tem a forma de uma tigela ou estrutura hemisférica aberta e é construída com hastes de ervas, forradas internamente com fibras finas. Deposita 2 ou 3 ovos, ovoides, esbranquiçados com manchas escuras e avermelhadas no pólo maior.
Alimentação do matracão
Além de formigas e cupins , também se alimenta de grandes invertebrados, como lagartos , anfíbios e pequenos répteis .
Canto do matracão
Seu canto sonoro é ouvido de longe, mas tem qualidade ventriloquial; consiste em uma rápida série de notas musicais, começando com um trinado tri-di-di-di-di-diu!-diu!-diu!-diu!-diu!-diu!-diu!-diu!-diu! -chiu!. O chamado é semelhante ao da Mackenziaena : um skiiii áspero e nasal.