Meia-lua-elegante: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Meia-lua-elegante (Melanopareia elegans) é uma especie de ave da família dos melanopareiidae que pertence ao gênero dos Melanopareia.
A IUCN avaliou o elegante peito crescente como sendo de menor preocupação. Embora tenha um alcance um tanto restrito, ocorre em várias áreas protegidas e tolera perturbações do habitat.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do meia-lua-elegante
O meia-lua-elegante em forma de crescente tem 14,5 cm de comprimento. Os machos pesam 16,0 a 20,2 g e as fêmeas 15,5 a 19,0 g.
Os machos de ambas as subespécies têm coroa, nuca e máscara pretas e um supercílio cremoso. O dorso e a garupa são castanho-oliva. Sua garganta é branca ou amarelada, mais escura nas margens e um “babador” preto abaixo dela.
A parte superior do peito é castanha escura, desbotando para fulvo nos flancos e no ventre. A fêmea indicada é semelhante, mas a coroa é fuliginosa e não há castanho escuro no peito. A fêmea M. e. paucalensis é como o nomeado, exceto que sua coroa é marrom-oliva igual ao dorso.
Habitat do meia-lua-elegante
O meia-lua-elegante é encontrado de forma descontínua ao longo da costa do Equador, desde a província de Manabí, ao sul, até o Peru, até o sul, até o Departamento de La Libertad .
A indicação está no Equador e M. e. paucalensis está no Peru, e as aves no extremo sul do Equador podem ser intergrades entre as duas subespécies.
Seu habitat principal é matagal e vegetação rasteira em florestas semiáridas; também pode ser encontrado em áreas perturbadas mais úmidas.
No Equador, varia desde próximo ao nível do mar, geralmente até 2.000 m (6.600 pés) e localmente até 2.400 m. No Peru, atinge apenas 1.700 m.
Reprodução do meia-lua-elegante
Quase nada se sabe sobre a fenologia reprodutiva do elegante peito crescente . Três ninhos foram descritos. Eles foram construídos com tiras secas de cactos e ervas daninhas, fechados com uma entrada lateral e escondidos no chão.
Alimentação do meia-lua-elegante
A dieta do meia-lua-elegante não foi relatada. Ele se alimenta sozinho, saltando através de uma cobertura densa no solo e próximo a ele.
Canto do meia-lua-elegante
A canção do meia-lua-elegante é “uma série de…”chuck” notas”. Seu grito de repreensão é “um churr seco e penetrante”.