Melro-das-rochas-de-dedos-curtos (Monticola brevipes) é uma espécie de ave da família Muscicapidae que pertence ao gênero dos Monticola.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É uma ave residente quase endêmica comum e nômade local em encostas rochosas arborizadas e bancos de pedra. A ave tem 16 – 18 cm de altura e pesa 28 – 35 gramas.
Características do melro-das-rochas-de-dedos-curtos
O melro-das-rochas-de-dedos-curtos é um tordo-de-pedra pequeno e compacto com pernas curtas. O macho tem dorso cinza e coroa diagnóstica cinza pérola.
Ele também tem uma linha de sobrancelha mais clara, o que dá um efeito de dois tons na cabeça. A fêmea se distingue de outros sabiás pela constituição atarracada e garganta branca emoldurada por manchas mais escuras.
O melro-das-rochas-de-dedos-curtos macho tem uma postura mais ereta com um cinza azulado mais sólido na cabeça, mas também mais abaixo no peito. O Cape Thrush é muito maior e tem o dorso marrom.
Habitat do melro-das-rochas-de-dedos-curtos
O melro-das-rochas-de-dedos-curtos habita áreas rochosas em matagais secos. Lá é visto em pares ou grupos soltos, muitas vezes empoleirados visivelmente no topo de arbustos, em linhas telefônicas e postes.
Distribuição geográfica
Esta espécie vive na África do Sul : Angola , Botswana e Namíbia.
Reprodução do melro-das-rochas-de-dedos-curtos
A época de postura do melro-das-rochas-de-dedos-curtos foi registrada em outubro-março na Namíbia, agosto-dezembro em Botswana.
Alimentação do melro-das-rochas-de-dedos-curtos
O melro-das-rochas-de-dedos-curtos se alimenta de artrópodes, frutas e sementes, principalmente no solo.
Estado de conservação
A espécie possui ampla área de distribuição e o estoque é considerado estável. A União Internacional para a Conservação da Natureza IUCN, portanto, lista-o como viável (LC).