Melro-das-rochas-sentinela ( Monticola explorer ) é uma ave da família dos papa-moscas , da ordem dos passeriformes.
vive na África do Sul , Lesoto e Suazilândia . Seu habitat natural são as pastagens subtropicais de alta altitude . A sua aparência é semelhante à do sabiá-do-namibe
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do melro-das-rochas-sentinela
O melro-das-rochas-sentinela é um sabiá-pedra alongado de tamanho médio, com pernas longas e postura ereta. O macho tem um sólido cinza-azulado na cabeça e no peito, enquanto o dorso é cinza.
O resto da parte inferior é vermelho-alaranjado, assim como os lados da cauda escura. A fêmea distingue-se dos outros tordos-pedra na área da forma, bege claro na garganta e no peito e aguado na parte inferior que carece de tons bege.
O melro-das-rochas-sentinela macho é mais compacto. Sua cabeça também é bicolor em cinza azulado e branco perolado, parando logo abaixo da garganta. O tordo-do-cabo macho é muito maior e tem o dorso marrom.
Habitat do melro-das-rochas-sentinela
O melro-das-rochas-sentinela é encontrado em pradarias e charnecas. Lá prefere áreas rochosas, mas não se limita a elas. A ave pode ser vista empoleirada em prédios, pedregulhos e cercas.
Distribuição geográfica
O melro-das-rochas-sentinela é restrito ao extremo sul da África.
Reprodução do melro-das-rochas-sentinela
O ninho é construído exclusivamente pela fêmea. É uma plataforma de galhos e raízes com uma cavidade em forma de tigela forrada com um material mais fino.
O ninho geralmente está localizado em uma fenda rochosa, em uma saliência ou sob uma rocha. A época de postura vai aproximadamente de setembro a janeiro. A ninhada contém em média 2-3 ovos, que são incubados pela fêmea por cerca de 13-15 dias.
Após a eclosão, os filhotes deixam o ninho após cerca de 16-18 dias.
Alimentação do melro-das-rochas-sentinela
O melro-das-rochas-sentinela alimenta-se de uma variedade de artrópodes , ocasionalmente frutas , plantas e sementes . Ele pega comida no chão.
Estado de conservação
A espécie tem uma grande área de distribuição, mas acredita-se que esteja diminuindo em número, embora não o suficiente para ser considerada ameaçada de extinção.
A União Internacional para a Conservação da Natureza IUCN lista as espécies como Quase Ameaçadas (LC).