Conheça quais são as menores espécies de aves encontrada no Brasil, em nossa avifauna tem mais de 1900 espécies de aves e muitas delas são candidatas ao posto das menores aves brasileiras.
Por isso, hoje no blog dos pássaros preparamos o ranking dos menores aves do Brasil.
Além disso, essas aves podem ser encontradas em diferentes regiões do Brasil, habitando deste áreas abertas a ambientes florestais.
Apresentam cores variadas e encantam com sua delicadeza, com a ajuda de binóculos, você pode ver os detalhes de cada uma dessas espécies.
Menores espécies de aves encontrada no Brasil
Caçula
O caçula (Miyornis ecaudatus) é um pequeno pássaro que mede cerca de 6,5 centímetros de comprimento, o caçula é o grande campeão do ranking dos menores aves do Brasil.
Além disso, o seu porte também o credencia ao posto de uma das menores aves do mundo.
Este é um intruso entre os beija-flores tem como principais características dorso, asas, uropígio e cauda na coloração verde-amarelada.
Já as suas asas e cauda apresentam detalhes na cor escura, sendo as bordas amareladas.
A cabeça do caçula apresenta uma coloração cinza e anel periocular branco, a parte inferior, garganta e peito é branco, apresentando uma cauda extremamente curta.
O caçula tem ampla ocorrência na região amazônica, vivendo especialmente nas copas das árvores de florestas úmidas e matas secundárias, realiza voos acrobáticos para capturar suas presas, geralmente composta por pequenos insetos.
Topetinho-vermelho
O topetinho-vermelho (Lophornis magnificus) é uma espécie de beija flor de ocorrência localizada, provavelmente esta ave esta relacionada à época do ano, em dossel e bordas das matas, podendo ser encontrado em jardins e áreas abertas.
O topetinho-vermelho mede 6,8 centímetros de comprimento ocupada a segunda posição no ranking das 5 menores aves do Brasil.
Além disso, o macho tem bico vermelho com ponta preta, coroa e crista na cor marrom-canela, testa e garganta na cor verde intenso.
Contudo, na parte superior apresenta coloração verde com uma faixa branca, e no lado do pescoço está os apetrechos que destaca a espécie, um par de leques de penas alongadas na coloração branca com pontas verdes.
Topetinho-do-brasil-central
O topetinho-do-brasil-central (Lophornis gouldii) é uma espécie de beija flor bastante parecido com beija-flor-de-leque-canela, diferindo apenas quanto à coloração de seus leques.
Além disso, esta é uma das aves mais bonitas do Brasil e ocupa o terceiro lugar no ranking das menores aves do Brasil por possuir tamanho que varia entre 6,8 a 7,6 centímetros.
Contudo, o macho também apresenta crista marrom-canela, entretanto mais longa e mais pontiaguda.
Por outro lado as penas nas laterais do pescoço são mais longas, na coloração branca com pintas redondas esverdeadas nas pontas.
Com relação a fêmea apresenta garganta marrom-canela e coroa em um tom mais intenso de marrom canela do que a fêmea do topetinho magnífico, ambas sem a presença de manchas.
Beija-flor-de-leque-canela
O beija-flor-de-leque-canela (Lophornis ornatus) possui 7 centímetros de comprimento ocupa o quarto lugar no ranking das menores aves do Brasil.
Assim como as demais espécies do gênero, é um dos beija-flores mais bonitos do Brasil com cores exuberantes.
O macho tem o topo da cabeça de uma cor marrom-avermelhada intensa, com o dorso, as coberturas das asas e as retrações centrais de uma cor verde-dourada brilhante.
As penas laterais do pescoço formam um leque marrom claro, e suas pontas são verde-escuras claras, e as penas mais longas podem chegar a 2,3 centímetros.
A cauda é uma mistura de cores que vão do bordô ao marrom avermelhado. Tem um bico vermelho reto com uma ponta escura.
Beija-flor estrelinha
O beija-flor estrelinha (Calliphlox amethystina) també é uma das espécies mais belas de beija-flores do Brasil, o beija-flor estrelinha mede cerca de 7,5 a 8,5 centímetros de comprimento, ocupando a quinta colocação do ranking das menores aves brasileiras.
Embora difundida no território brasileiro, é uma ave rara encontrada nas copas das árvores e nas bordas de matas e áreas de vegetação rasteira.
As fêmeas, por outro lado, têm a garganta cinza claro com manchas roxas e verdes cercadas por um colar branco.
Seu abdômen é marrom claro misturado com branco no centro do abdômen. A cauda é mais curta que a do macho, de cor verde opaca com uma faixa preta subterminal.
O beija-flor estrelinha costuma ter hábitos solitários, visitando bebedouros e flores e sempre tentando pousar em galhos altos. O macho se mostra à fêmea em vôos oscilantes.