Merganso-capuchinho (Lophodytes cucullatus) é uma espécie de pato é a segunda menor espécie de merganso, sendo menor apenas o smew da Europa e da Ásia, e também é o único merganso cujo habitat nativo é restrito à América do Norte.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o merganso-capuchinho têm uma vistosa crista em preto e branco, algumas listras de zebra no peito branco e laterais cor de canela.
As fêmeas são marrons com uma crista inchada e bico parcialmente amarelo, que parece esguio e de pescoço longo em vôo, com batidas de asas muito rápidas.
Características do merganso-capuchinho
O merganso-capuchinho é uma espécie sexualmente dimórfica, a fêmea adulta tem um corpo marrom acinzentado, com uma mancha branca estreita sobre a parte inferior da mama e da barriga.
Ela tem uma crista marrom avermelhada clara que se estende da parte de trás da cabeça. Durante a estação não reprodutiva, o macho se parece com a fêmea, exceto que seus olhos são amarelos e os olhos da fêmea são castanhos.
Na plumagem reprodutiva, as costas, cabeça, pescoço e peito dos machos adultos são em sua maioria pretos com manchas brancas.
Existem grandes manchas brancas em ambos os lados da crista, que são particularmente visíveis quando ele levanta a crista durante o namoro.
Seus flancos inferiores são de uma rica cor marrom avermelhada ou castanha e o peito e a parte inferior são mais ou menos brancos, estendendo-se ao longo do papo e do peito em listras brancas.
Em ambos os sexos, há faixas brancas estreitas ao longo das penas terciárias das asas; Quando a ave está em repouso, listras verticais brancas aparecerão ao longo da parte inferior das costas da ave, se visíveis.
Reprodução do merganso-capuchinho
O merganso-capuchinho é uma espécie de anatídeo que ocorre na América do Norte, durante a época de reprodução, eles formam casais monogâmicos, ou seja, cada ave tem apenas um parceiro.
Além disso, eles ficam juntos até a hora da postura dos ovos, quando o macho escolhe o local do ninho, o monta e depois, vai embora, a fêmea põe entre 7 e 15 ovos, que são então chocados por ela e cria os filhotes sozinha.
Alimentação
O merganso-capuchinho estão no grupo de aves que se alimentam mergulhando, e sua dieta é composta por peixes, insetos aquáticos e artrópodes como caranguejos e lagostins.
Habitat
Os mergulhadores encapuzados são migrantes de curta distância e passam o inverno nos Estados Unidos em regiões onde as temperaturas do inverno permitem condições sem gelo em lagoas, lagos e rios.