Merganso-pequeno (Mergellus albellus) é uma pequena espécie de pato-mergulhão da família anatidae nativa do norte da Europa e norte da Ásia .
O smew está intimamente relacionado com o goldeneye ( Bucephala clangula ), o que também pode ser visto pelo fato de ambas as espécies hibridizarem entre si .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Na Europa Central, o Merganso-pequeno é um hóspede regular de inverno de outubro a abril e é frequentemente associado a olhos dourados. Os locais de descanso de inverno mais importantes estão na costa. É muito menos comum ver o interior.
Características do merganso-pequeno
O comprimento do corpo é de 37 a 5 centímetros, por isso é menor e tem um bico mais curto do que outros cavaletes. A envergadura é de 44-70 centímetros. O peso varia entre 550 e 750 gramas.
Merganso-pequeno machos e fêmeas têm plumagem distintamente diferente. A plumagem do macho é branca com finas listras pretas. O capô pode ser levantado.
Além disso destaca-se a mancha preta entre o bico e o olho. O dorso às vezes é preto. Na plumagem de repouso, o Drake é semelhante às fêmeas.
No entanto, o dorso é preto e significativamente maior e mais cheio do que nas fêmeas. Os machos também podem ser reconhecidos por seu bico maior.
O merganso-pequeno fêmea é mais colorido e tem penas de crista significativamente menores. A parte de trás é cinza escuro, os lados são ligeiramente mais claros. As laterais da cabeça e do pescoço são marrom-avermelhadas.
Alimentação do merganso-pequeno
Nos meses de inverno, alimentam-se de peixes de 8 a 12 cm de comprimento. No verão, os merganso-pequeno alimentam-se não só de peixes, mas também de insetos aquáticos e suas larvas e comem rãs, caranguejos, vermes e partes de plantas como alimento complementar
Reprodução do merganso-pequeno
Os merganso-pequeno formam pares em seus alojamentos de inverno (fevereiro, março). Os casais chegam às suas áreas de reprodução em abril e maio, a postura dos ovos ocorre principalmente em maio, em algumas áreas até meados de junho.
A reprodução ocorre preferencialmente em cavidades de árvores, com vários metros de altura e muitas vezes a alguma distância da água, mas também em cavidades de ninhos artificiais. 6 a 11 ovos de cor creme são incubados por 28 a 30 dias.
Os filhotes emergem das cavidades do ninho 24 a 36 horas após a eclosão. Com cerca de dez semanas, os jovens serralheiros são adultos e sexualmente maduros aos dois anos de idade.
Habitat do merganso-pequeno
Merganso-pequeno precisam de árvores para se reproduzir em cavernas , mas o suprimento de árvores reprodutoras na área de reprodução é limitado. A maioria dos merganso-pequeno fica em lagos ricos em peixes e rios de fluxo lento.
Seu habitat é o cinturão da floresta boreal de coníferas com grandes extensões de pinheiros e lariços. Eles preferem se reproduzir em lagos e planícies cercadas por florestas altas. Os ninhos são geralmente construídos em pequenas ilhas com grupos de árvores.
Como aves migratórias, eles deixam seus locais de reprodução no outono para passar o inverno nas águas costeiras protegidas do sul do Mar Báltico e dos mares Negro e Cáspio, na costa do Mar Báltico de Mecklenburg, na Holanda na área de IJsselmeer e na Renânia do Norte-Vestfália em o Baixo Reno Inferior .
Fotos do merganso-pequeno
Canto do merganso-pequeno
Merganso-pequeno são em sua maioria silenciosos e raramente ouvidos. O chamado de corte do macho é um som de madeira rangendo e acelerando, reminiscente de tek tek tek arorr…
O pássaro joga a cabeça para trás. As fêmeas chamam um räg ou gräg predominantemente monossilábico , mas também gä gä.. .