Mobelha (Gavia immer) é uma ave membro família Gaviidae que pertence ao gênero dos Gávia considerado um grande mergulhador .
Os adultos reprodutores têm uma plumagem que inclui uma cabeça e pescoço pretos largos com um brilho esverdeado, arroxeado ou azulado, partes superiores pretas ou cinza- escuras e partes inferiores brancas puras, exceto algum preto nas coberturas infracaudaise ventilação.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Os adultos não reprodutores são acastanhados com o pescoço escuro e a cabeça marcada com castanho-acinzentado escuro.
Suas partes superiores são cinza-acastanhadas escuras com um padrão pouco claro de quadrados nos ombros, e as partes inferiores, face inferior, queixo e garganta são esbranquiçadas.
Características do mobelha
O mobelha adulto pode variar de 66 a 91 cm de comprimento com uma envergadura de 127 a 147 cm, ligeiramente menor do que o mergulhão de bico amarelo semelhante .Em média, tem cerca de 81 cm . De comprimento e uma envergadura de 136 cm.
Seu peso pode variar de 2,2 a 7,6 kg . Os tamanhos variam regionalmente, especialmente pela massa corporal, com os menores mergulhões encorpados, em média, do centro-baixo do Canadá e dos Grandes Lagos.
Enquanto os pássaros do oeste são semelhantes ou ligeiramente maiores, e os mergulhões que se reproduzem mais a leste podem parecer significativamente maiores.
Além disso, os machos são em média quase 27% mais massivos do que as fêmeas em algumas populações. Os mergulhões reprodutores no Maine tiveram em média 4,65 kg nas fêmeas e 5,97 kg .
Nos machos, essencialmente o mesmo peso que o mergulhão-de-bico-amarelo, embora o mergulhão-de-bico-amarelo ainda seja maior do que em dimensões lineares (especialmente comprimento da nota) do que os mergulhões do Maine.
Em Ontário , 20 mulheres pesavam em média 4,5 kg (9,9 lb) e 20 homens pesavam em média 5,46 kg.
Reprodução do mobelha
O sistema de acasalamento do mobelha é serialmente monogâmico ; casais reprodutores defendem em conjunto um território que consiste em um pequeno lago inteiro ou uma baía protegida dentro de um grande lago.
Um determinado macho e fêmea permanecem juntos durante uma tentativa de reprodução, criam sua própria prole biológica, se reúnem a cada primavera e podem procriar juntos por muitos anos consecutivos.
No entanto, no caso de morte ou expulsão territorial de um membro do par por um mergulhão intruso do mesmo sexo, o outro membro do par rapidamente estabelece um vínculo de par com o pássaro despejado.
Portanto, a maioria dos mergulhões adultos tem dois ou mais parceiros diferentes durante suas vidas. Os indivíduos despejados tendem a ser homens e mulheres jovens (5 a 9 anos), enquanto os adultos despejados geralmente têm 15 anos ou mais.
Habitat do mobelha
Os mobelha são principalmente Neárticos e se reproduzem de 48° N até o Círculo Ártico , localmente ao sul até 40° N e norte até 78° N.
Durante a época de reprodução na primavera e no verão, a maioria dos mergulhões-do-norte vive em lagos e outras vias navegáveis no norte dos Estados Unidos e Canadá, bem como no sul da Groenlândia , na Islândia, em Svalbard , em Jan Mayen , e em Bear Island na Noruega; e no Alasca , a oeste, e muito raramente na Escócia , a leste. Seu habitat de verão varia de lagos arborizados a lagoas de tundra .
Os lagos devem ser grandes o suficiente para a decolagem e fornecer uma grande população de pequenos peixes.
Lagos profundos com águas superficiais quentes, produtividade biológica relativamente baixa e baixa turbidez, onde seus peixes são fáceis de ver, são habitats onde os mergulhões reprodutores são mais bem-sucedidos na criação de filhotes.
Para proteção contra predadores , os mergulhões-do-norte preferem lagos com ilhas e enseadas . Eles são raros visitantes da costa do Ártico . Eles são conhecidos por exibir alta fidelidade ao local de reprodução.
Alimentação do mobelha
Os peixes representam cerca de 80% da dieta do mobelha. Alimenta-se de peixes de até 26 cm de comprimento, incluindo peixinhos , ventosas , moela sável .
Canto do mobelha
O mobelha produz uma variedade de vocalizações, sendo as mais comuns o tremolo , o yodel, o lamento e o pio. Cada uma dessas chamadas comunica uma mensagem distinta.
A frequência com que vocaliza varia de acordo com a hora do dia, o clima e a estação do ano. É mais vocalmente ativo entre meados de maio e meados de junho.
Os gritos de lamento, yodel e tremolo soam com mais frequência à noite do que durante o dia; também foi demonstrado que as chamadas ocorrem com mais frequência em temperaturas frias e quando há pouca ou nenhuma chuva.
A chamada do tremolo – às vezes chamada de chamada “risada” – é caracterizada por sua qualidade curta e oscilante.Muitas vezes usa esta chamada para sinalizar angústia ou alarme causado por disputas territoriais ou ameaças percebidas. Emite uma série trêmula de até 10 notas bastante altas (hu)-heheheheheheha .