Mergulhão-de-atitlan: características, reprodução, habitat, alimentação e extinção
Mergulhão-de-atitlan (Podilymbus gigas) é uma espécie de ave que pertence a família Podicipedidae, conhecido popularmente de mergulhão gigante, ele é parente do mergulhão-de-bico-vermelho.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie é uma ave aquática extinta, ela era endêmico no Lago de Atitlán, na Guatemala, a uma altitude de 1.700 m de altitude.
O mergulhão-de-atitlan foi descrito em 1929 por Ludlow Griscom com base em um espécime coletado em 1926 e havia sido esquecido no passado.
Características do mergulhão-de-atitlan
O mergulhão-de-atitlan era uma ave de médio-grande porte, o bico era grande e malhado, mas a cor variava do branco na primavera ao marrom nas outras estações.
Em relação a plumagem era principalmente marrom-escura com flancos salpicados de branco e cinza nas orelhas.
Além disso, a parte inferior era cinza escuro salpicada de branco, a sua cabeça era quase preta e o pescoço brilhante salpicado de marrom escuro na primavera e branco no inverno.
Por outro lado, as pernas eram cinza ardósia, e a nota tinha uma faixa vertical preta em negrito no meio, as íris eram marrons, tinha asas pequenas e não voava.
Reprodução do mergulhão-de-atitlan
O mergulhão-de-atitlan colocaram uma ninhada de 4 a 5 ovos brancos, e ambos os pais compartilharam a criação dos filhotes.
Além disso, os ninhos eram construídos na vegetação densa da margem do lago e cada postura tinha 2 a 3 ovos.
Alimentação
Esta espécie de mergulhão é invasora e se alimentava de caranguejos e peixes.
Habitat
O mergulhão-de-atitlan habita em lagoas e lagos.
Extinção do mergulhão-de-atitlan
O declínio do mergulhão-de-atitlan começou em 1958 e novamente em 1960, essas espécies invasoras reduziram os caranguejos e peixes dos quais os mergulhões dependiam para se alimentar e mataram os filhotes de mergulhões.
Além disso, a população do mergulhão diminuiu de 200 indivíduos em 1960 para 80 em 1965.
Na década de 1960, o crescimento económico da Guatemala provocou uma série de acontecimentos que causaram um impacto considerável no lago Atitlan.